CadÚnico: Saiba como se cadastrar para ter acesso aos programas sociais

O CadÚnico, ou Cadastro Único é o programa pelo qual os brasileiros que possuem baixa renda conseguem os benefícios oferecidos pelo governo. Ele está diretamente ligado aos demais programas sociais que fazem parte do serviço de assistência do país, para auxiliar aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.

O cadastramento foi criado no ano de 2001, com o intuito de unificar os cadastros para programas sociais oferecidos pelo governo. Sendo assim, somente quem fizer parte do CadÚnico é que pode receber os benefícios. O cadastro tem como principal objetivo identificar quem são as famílias que precisam de cuidados, e se encontram em situação de extrema pobreza.

Como fazer o cadastro no CadÚnico?

De tempos em tempos cada prefeitura realiza visitas em lugares da cidade onde a situação é mais extrema, para cadastrar as famílias de baixa renda no CadÚnico. Entretanto, também é possível realizar o cadastro de forma independente, ao procurar o Cras (Centro de Referência em Assistência Social), e pedir para ser cadastrado. Para entrar no cadastro único, é preciso se encaixar em alguns requisitos e somente uma pessoa responde pela família.

O responsável deve ter no mínimo 16 anos, apresentar o CPF, título de eleitor e precisa apresentar documentos específicos para todas as pessoas da família que são os documentos de identificação tradicionais, e também as certidões de nascimento ou casamento e carteira de trabalho. Em caso de indígenas e quilombolas é preciso levar também a certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI).

Destaques sobre *** por e-mail

Para fazer o CadÚnico é preciso também levar comprovante de endereço que pode ser uma conta de luz ou água, não é obrigatório, mas ajuda com o cadastro para pegar os dados do endereço. Quem faz parte do Cadastro único tem direito ao Bolsa Família, Auxílio Emergencial, entre vários outros programas sociais que o governo oferece, desde que se encaixe dentro dos requisitos de cada um.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis