UFMG promove curso preparatório para imigrantes que vão prestar o Enem

A Universidade Federal de Minas Gerais, quer oferecer um curso preparatório com foco principal em língua portuguesa para os imigrantes que estão chegando ao país e ainda possuem dificuldades em falar e ler o idioma. Essa é uma iniciativa para ajudar os estudantes que vão prestar o Enem e deve ajudar vários alunos.

As inscrições para o curso preparatório estão abertas e o Enem para imigrantes é totalmente gratuito assim como o cursinho. Para os estudantes imigrantes que querem participar, devem realizar a matrícula em uma das universidades espalhadas pelo estado e participar das aulas que acontecem o ano todo.

Curso preparatório para o Enem

O curso desenvolvido pela UFMG conta com 21 professores especializados e vai abranger todas as matérias que caem na prova do Enem, embora tenha um foco principal com a língua portuguesa. No ano de 2020, muitos imigrantes que chegaram ao Brasil, tiveram a oportunidade de ingressar na universidade, através de um edital diferente usado para refugiados, considerado um grupo vulnerável.

De todo o grupo que foi inscrito, 4 dos alunos passaram nas provas, e três conseguiram ingressar na universidade para dar início aos estudos neste ano de 2021. Todos os alunos que possuam interesse em realizar o curso preparatório para o Enem e também querem ingressar na universidade, podem procurar a coordenadoria estudantil do projeto, para tirar as dúvidas e descobrir como a organização funciona.

Destaques sobre *** por e-mail

O nome do programa é Expresso 104,5 da UFMG e praticamente todos os campus estão envolvidos e empenhados em realizar o curso para ajudar imigrantes e entrar na Universidade. Além disso, é essencial auxiliar essas pessoas a aprender a falar o português corretamente, como uma forma de ajudar que eles entrem no mercado de trabalho e também consigam se comunicar de maneira clara e correta. O formulário de inscrição também pode ser preenchido através da internet.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis