Stoltemberg Irmãos fez parte da história dos trabalhadores de SC

O mercado Stoltemberg Irmãos está localizado em Leoberto Leal, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, e atualmente se encontra fechado. 

O local traz em sua arquitetura a cultura europeia e mostra bastante sobre o povo que viveu naquele local. Apesar de ser uma cidade pequena, havia uma pequena empresa de ferragens e casas espalhadas ao redor. Essas casas eram pertencidas à família Stoltemberg e eles davam gratuitamente o espaço para os funcionários para que não precisassem pagar aluguel. 

Um dos entrevistados pelo OTrabalhador, diz que o local foi um dos centros da cidade no passado e que fazia grande parte da economia. Contudo, os salários eram baixos e existiam altas cargas horárias. 

“Meu pai viveu por aqui durante anos. Ele literalmente trabalhava apenas para comer, recebia muito pouco. O mercado Stoltemberg ficava do lado das casas dos trabalhadores, então praticamente todos compravam ali por ficar perto e não ter mais mercados. Trabalhavam, tinham a casa fornecida pelos Stoltemberg e deixavam o salário nos mercados da família. O local era muito grande, às vezes os trabalhadores se reuniam para beber.”

Stoltemberg: um lugar difícil

Destaques sobre *** por e-mail

“Por terem muitas terras atrás das casas, os funcionários poderiam ter gados e até mesmo plantar algo. Minha mãe tinha mais de 20 cabeças antes de se mudar para a cidade. Era um local bom de se viver, apesar de ser longe de tudo. Um dia saímos para uma festa na cidade, mais especificamente na igreja, demoramos 7 horas caminhando. Saímos às 19 horas de lá para casa e chegamos de madrugada”, disse João, que foi entrevistado no local pelo OTrabalhador e desabafou sobre as formas de trabalho durante a sua adolescência e infância. Ele reside, atualmente, na cidade de Brusque, em Santa Catarina. 

O mercado Stoltemberg se encontra fechado. Ele pode ser encontrado por visitantes ao passar pelas estradas de barro da região. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis