Trabalhador pode receber dois saques de PIS de uma vez

Todos os trabalhadores que atuaram por, pelo menos, 30 dias no ano de 2020, não poderão realizar o saque do PIS no ano de 2021.

Então, o saque de 2021 e de 2020 deve ser realizado de uma vez no ano de 2022. De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, os saques do PIS poderão começar a acontecer já no mês de fevereiro do próximo ano.

Quem não sacou o benefício de 2019, pode sacar até o último dia de junho, bastando ir até uma agência da Caixa com o cartão cidadão. 

A prorrogação acontece porque o governo não tem mais verbas o suficiente para fornecer o saque do PIS. Já está acontecendo, no atual momento, o adiantamento dos décimos terceiros dos aposentados, aumento do Bolsa Família e também o auxílio emergencial que pode ser prorrogado por dois meses. Até amanhã (08), o STJ deve se reunir para decidir se haverá, ou não, a prorrogação.

O que fazer para receber o PIS?

Destaques sobre *** por e-mail

É importante salientar que existem alguns requisitos para os beneficiários que desejam realizar o saque do PIS. O primeiro deles é que o trabalhador tenha atuado por pelo menos 30 dias no ano base. 

O segundo é estar cadastrado no programa do PIS há pelo menos 5 anos. Outro ponto é que o trabalhador da empresa privada deve receber até dois salários mínimos, valor que atualmente está por volta de R$ 2200. Caso receba mais que isso, não tem direito ao saque. 

O saque do valor é respectivo aos meses que foram trabalhados. E, neste ano como estão recebendo de 2019, quando o salário mínimo era de R$ 1045, deve fazer o cálculo baseado nele. 

Quem é MEI não tem o direito de receber o PIS porque o trabalhador já contribui para um CNPJ, então tem benefícios que funcionam de forma diferente. Para os funcionários públicos, pode-se receber o Pasep, que é um programa semelhante. 

 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis