IPVA pagamento 2021: O que acontece se eu não pagar neste ano?

IPVA pagamento 2021: deixar de pagar impostos nunca é algo positivo, principalmente quando se trata de IPTU (imóveis e terrenos) e também do IPVA (automóveis). 

Além de poder trazer uma série de complicações fiscais para si, aquele que não fizer o pagamento de seu IPVA poderá sofrer com multas, ter uma dívida ativa em seu nome e, pior, ter até o seu veículo recolhido pela Receita Federal.

Outro fato é que se alguém for pego conduzindo um carro com IPVA atrasado, 7 pontos são descontados na carteira de motorista.

Além de comprometer a habilitação de condução, isso pode trazer problemas mais sérios.

Isso acontece pelo fato de ser considerada uma infração gravíssima no Código de Trânsito Nacional.

Destaques sobre *** por e-mail

Por isso, é de extrema importância que uma pessoa tenha o pagamento de seu IPVA em dia.

Dessa maneira é possível evitar situações inoportunas envolvendo o veículo, como por exemplo a apreensão enquanto se está viajando ou indo até o próprio trabalho.

Isso pode acontecer em blitz ou revistas por rodovias pelos policiais encarregados àquela jurisdição em questão.

Nada pior do que estar usando o próprio veículo para ir até o emprego ou viajar com a família e ser surpreendido como uma situação desagradável.

Por isso,  e reforçando o que foi dito anteriormente, pagar o IPVA em dia é uma atitude que todo dono de veículo deve ter como hábito para evitar problemas maiores e ter a consciência limpa.

IPVA pagamento 2021: Como fazer?

Para você fazer o seu pagamento do IPVA 2021, basta acessar o site do Detran e informar a sua placa e o Renavan do carro, esses são os números de identificação.

Depois disso, será possível acessar todas as informações, inclusive se está passando por processos de multas.

Basta emitir o boleto e, se preferir, alguns estados permitem parcelar em até 12 vezes. Outros estados fornecem desconto para pagamento à vista. Isso depende da região.

Leia também: Como pagar o IPVA 2021: confira passo a passo

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis