Acionar o seguro-desemprego: confira o passo a passo

Tem direito a acionar o seguro-desemprego todo o trabalhador formal, ou seja, todo aquele que trabalha com carteira assinada e por algum motivo foi dispensado sem justa causa.

Em síntese, o seguro é devido ao trabalhador que comprovar que recebeu salários ao longo dos 12 meses do ano, desde que tenha sido demitido sem justa causa, esteja desempregado no momento da solicitação (ou mesmo após estar recebendo), não possua nenhuma modalidade de renda, não seja beneficiário de nenhum programa de transferência (exceto os que recebem auxílio-acidente e pensão por morte), entre outras condições.

Hoje, apesar de o procedimento ainda exigir a presença física do trabalhador, a maior parte dele pode ser realizado de forma online, bastando apenas acessar o site Emprega Brasil e realizar todo o passo a passo indicado na tela.

O passo a passo para acionar o seguro-desemprego

Para acionar o seguro-desemprego você terá apenas que, no ambiente do site, clicar no botão “Cadastrar”, que fica na parte superior da página, no canto direito.

Destaques sobre *** por e-mail

Nesse momento, você deverá informar o número do seu CPF, nome completo, ler e concordar com os Termos de Uso, clicar em “Não sou robô” e seguir os demais procedimentos indicados neste campo.

Logo após, informe dados como o seu nome, o nome da sua mãe, data de nascimento, cidade e estado de origem, entre outras informações que serão cruzadas com os dados do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Feito isso, basta responder a um questionário para o qual você será direcionado após o cadastro. Esse questionário possui 5 perguntas relativas ao seu histórico profissional – informações que você encontrará quase todas em sua Carteira de Trabalho – , mas será necessário acertar pelo menos 4 dessas perguntas para receber uma senha inicial, ou então aguardar 1 dia útil para poder acessar a plataforma novamente.

Feito o cadastro, basta agora apenas acessar novamente a página, clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e preencher um novo cadastro e os demais itens apresentados na tela.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis