Como fazer o controle do banco de horas?

Depois da Reforma trabalhista, as empresas que faziam o uso de banco de horas tiveram que se adaptar as novas regras que alteraram o uso desse tipo de regime flexível para o colaborador. Com isso, o empregador saiu ganhando já que nesse caso, as mudanças trouxeram mais autonomia com relação ao empregado e empregador.

A relação de monitorar e controlar o banco de horas fez muita diferença e agora pode ser feito através de acordo mútuo dependendo da necessidade de cada empresa. Fazer o controle não é algo tão simples, mas existem algumas maneiras de deixar mais fácil de ser feito.

Por que fazer o controle do banco de horas?

Atualmente existem muitos processos dentro dessa categoria no Ministério do Trabalho e isso por falta de esclarecimento e negociação feita sobre banco de horas. Grande parte deles se dão por negligência e mal gerenciamento dessas horas que quando não são bem organizadas podem influenciar nas horas extras diretamente do trabalhador.

Sendo assim, é uma questão de direito trabalhista controlar o banco de horas corretamente para informar ao funcionário de que ele está trabalhando a mais do que o permitido, ou que ele não terá pagamento de horas extras e sim banco de horas, e assim por diante.

Destaques sobre *** por e-mail

Como fazer o controle?

Existem formas diferentes de fazer o controle do banco de horas, alguns deles podem ser feitos através de planilhas no Excel, ou até mesmo usar a folha de ponto para entender como as marcações podem informar o número de horas extras que determinado funcionário fez a mais.

Além disso, atualmente existem até aplicativos que fazem os cálculos todos de forma automática e mostra quantas horas trabalhadas o funcionário selecionado cumpriu. É preciso encontrar um sistema para fazer o controle dessas horas e não se surpreender com processos trabalhistas depois por descuido. Quando mais organizado for a folha de pontos e o banco de horas, melhor.

Leia também: Direito trabalhista: Confeiteira é demitida após pegar covid – Entenda

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis