História: confira dicas para começar a carreira como professor

O OTrabalhador separou algumas dicas para aqueles que desejam atuar na área de história, seja como licenciado ou bacharel. No Brasil, é um ramo bastante desvalorizado, principalmente pelo governo Bolsonaro que prefere incentivar aos cursos mais caros como medicina e engenharia. 

Para quem deseja começar a trabalhar na área de história, pode atuar dentro de:

  • Instituições de ensino fundamental, médio, superior e até mesmo para grupos de estudos para vestibular;
  • Museus, pesquisas em universidades, análise de documentos e outros.

Destaques sobre *** por e-mail

Continue a leitura para saber o que preparamos para te auxiliar adar um start na carreira.

Nota do MEC

O primeiro passo é escolher uma graduação que deseja ingressar. Ela pode ser tanto presencial quanto EAD. Para isso, é necessário que você considere a nota do MEC que foi dada para a instituição. Aquelas que contam com a nota 4 a 5 são consideradas boas e ótimas. Já para as instituições com os valores mais baixos, não é o mais indicado.

Existem grandes universidades com boa qualificação no curso, como a UFSC e até mesmo a USP (que permite o aluno se formar licenciado e bacharel).

Problematizando a história

Já era o tempo que a história exigia alta capacidade de memória para decorar datas e “fatos”. Agora, é necessário problematizar as formas e tudo o que está acontecendo ou aconteceu. Nem sempre o que ouvimos na universidade ou na escola é verdade e possa haver contestações.

Um exemplo é sobre Nero ter colocado fogo em Roma: muitos historiadores negam que isso tenha acontecido, mas aprendemos na escola que o imperador odiava cristãos e incendiou o local. Traga os mais variados pontos de vista para os seus alunos.

Outro exemplo de problematização é sobre o ensino do Egito Antigo no Brasil visto que existem muitas divergências sobre ele e a forma como o assunto é abordado.

VEJA TAMBÉM: Historiador: você conhece a lei que regulamenta sua profissão?

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis