Crime tributário: como evitar cometer dentro da empresa e o que é?

O crime tributário ocorre quando há danos para os cofres públicos devido ao não pagamento dos tributos corretamente e até mesmo a sonegação dos impostos. Em suma, geralmente está dentro das maiores empresas que tentam ocultar uma parte dos lucros. No entanto, isso não anula o fato de ser cometido até mesmo por pessoas jurídicas e MEIs, microempreendedores individuais. 

Por ser um crime, ele conta com punições para quem for considerado dentro desta categoria: as punições podem ir desde multas salgadas até a própria prisão em alguns casos. 

Neste artigo, separamos algumas dicas para quem possui empresa, independente da categoria, e deseja fugir de todos os escândalos de crime tributário. Portanto, continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto. 

Conte com um contador para evitar o crime tributário

Geralmente, pequenas empresas tendem a buscar formas de economizar para garantir um lucro maior. E nessa economia, excluem a ajuda de uma agência de contabilidade. Então, acabam entrando em uma série de deslizes fiscais inevitáveis, sendo o maior deles a não declaração dos bens que possui em nome da empresa e até mesmo a emissão de notas fiscais falsas. 

Destaques sobre *** por e-mail

Por exemplo, durante o mês de agosto, uma série de MEIs estavam devendo o DAS para a Receita Federal, que estava realizando parcelamentos de até 175 vezes com valores mínimos mensais de R$ 50. Em suma, uma grande parcela deles sequer sabia que tinha que fazer o pagamento dos impostos, fazer as declarações é ainda mais difícil. 

Tenha notas fiscais e registros todos os meses

Não deixe para juntar todas as informações de venda e lucro da sua empresa somente no mês de entregar a declaração para a Receita Federal. Você pode estar sempre com uma planilha para registar todas as entradas e saídas da empresa em poucos passos. Isso vai facilitar e impedir que você declare valores errôneos e mais tarde caia na malha fina da sonegação. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis