Saiba o que fazer caso emitam notas fiscais em seu nome

As notas fiscais podem ser muito úteis para a Receita Federal, assim como para muitos empreendedores que fazem uso dela.

Entretanto, muitas pessoas passam por situações desagradáveis as quais outros colocam a situação de seus CNPJs ou CPFs irregulares.

Se trata das fraudes envolvendo a emissão de falsas notas fiscais, o que acaba condenando algumas pessoas sem que tenham culpa.

Mas, será que é possível reverter uma situação onde uma falsa nota fiscal foi emitida no nome de alguém que nem ao menos tem alguma relação com a nota?

Bem, antes de mais nada, é preciso responder: sim, existem formas de reverter essa situação.

Destaques sobre *** por e-mail

Essas notas fiscais emitidas por empresas fantasmas são conhecidas como notas fiscais frias.

Bom, para ter acesso as notas fiscais que são emitidas em um CNPJ, basta que se faça checagens com um contador.

E, caso se encontrem algumas notas fiscais irregulares emitidas em nome de uma empresa, uma Manifestação de Destinatário Eletrônica deve ser emitida o mais rápido o possível.

Por meio dela é possível informar ao Fisco que não há nenhum conhecimento sobre a nota fiscal que está causando problemas para a empresa.

Dessa forma, o comunicado que é emitido para esse órgão faz com que as penalidades que foram lançadas sobre uma empresa sejam questionadas e retiradas.

Os crimes de notas fiscais frias são uma prática que vem assolando muitos que possuem CNPJ no Brasil. Por isso, é muito importante que se tenha um bom contador a disposição.

Assim, possíveis injustiças podem ser evitadas por meio dos conhecimentos que um contador oferece para seus clientes.

Vale frisar que esse tipo de conferência da situação de notas fiscais pode ser feito pelos próprios donos do CNPJ. Mas, para a garantia da segurança e de que se saberá o que fazer caso algum problema como esse ocorra, o ideal é que se tenha um contador.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis