quinta-feira,
23 de outubro de 2025

Posso devolver o auxílio emergencial em parcelas?

- Anúncio -

Nesta semana, o Ministério da Cidadania veio entrando em contato com mais de 600 mil beneficiários do auxílio emergencial que receberam o benefício de forma indevida. A devolução deve ser realizada à vista ao emitir uma DARF selecionando os meses que recebeu de forma indevida no site http://aplicacoes.cidadania.gov.br/aviso/devolucao/

Durante a semana, muitas vezes o site de devolução estava enfrentando instabilidades e caía quando os usuários tentavam logar para emitir o boleto. No dia 06 de outubro, quarta-feira, foi emitido um aviso sobre a queda e impossibilidade de acesso. De acordo com o portal, estavam trabalhando constantemente para resolver a situação o mais breve possível. 

  • Após acessar o site informado acima, é necessário dizer se é beneficiário do Bolsa Família, nome próprio, nome da mãe e também o CPF junto a data de nascimento. 
  • Depois, faça a emissão dos boletos que recebeu de forma indevida – se recebeu indevidamente somente no ano de 2021, por exemplo, emita somente essas parcelas e não todas. 

Quais as punições por não devolver o auxílio emergencial?

A Câmara de Deputados definiu que a punição para os brasileiros que não fizerem a devolução do auxílio emergencial será a adição de multas de 20% sobre o valor recebido e a entrada do CPF (Cadastro de Pessoa Física) para a dívida ativa – que pode impossibilitar conseguir empréstimos e financiamentos futuros. No início, estavam dando a possibilidade de devolver o valor integral pela declaração do imposto de renda até maio. No entanto, ainda falta uma parcela expressiva da população devolver. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que uma parte da população se sentiu rica ao receber o programa e que chegaram até mesmo a comprar geladeiras e casas. Guedes vem sendo acusado de ter empresas em paraísos fiscais durante a pandemia e de ter faturado com o aumento do dólar enquanto os brasileiros enfrentam variações de preços acima de 80%.

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir