Emitir certidão de regularidade fiscal (CND): passo a passo

A certidão de regularidade fiscal (CND) serve para comprovar que determinado CPF (Cadastro de Pessoa Física) está regular perante a Receita Federal. O processo de emissão pode ser realizado através do portal e-cac com a conta do GOV: 

  • Acesse o site https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac e clique em “entrar com o GOV”. Depois disso, é necessário informar o seu CPF e senha para ter acesso a sua conta. Caso seja a primeira vez, clique na aba de “criar conta” – use um e-mail seguro porque essa conta será usada em todos os processos da Receita, inclusive INSS e FGTS
  • Depois disso, clique na aba “diagnóstico fiscal” para ver todas as suas dívidas com a União, caso não tenha nenhuma, será possível encontrar o texto ” Diagnóstico Fiscal: Não foram detectadas irregularidades nos controles da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.”

Tenho empresa, consigo emitir minha certidão de regularidade fiscal (CND)?

Sim, quem possui empresa consegue fazer a emissão da certidão de regularidade fiscal (CND) da mesma forma como foi ensinada anteriormente, bastando apenas entrar com o CNPJ – para quem é MEI, microempreendedor individual. a pessoa jurídica está atrelada ao CPF e tudo é realizado através de um único Login. 

É através do e-cac que os empresários conseguem fazer a emissão de guias do FGTS para os seus funcionários assim como outros pagamentos importantes.  O site conta com uma centralização de informações que também permite analisar todas as pendências em relação ao imposto de renda através do link https://www3.cav.receita.fazenda.gov.br/extratodirpf/#/. 

Destaques sobre *** por e-mail

E então, tem mais alguma dúvida sobre como fazer a emissão da certidão de regularidade fiscal (CND)? Comente aqui com a gente para que possamos te ajudar. E, não se esqueça de vir conhecer outras publicações do nosso portal: publicamos tutoriais e análises diárias para te ajudar com o mundo das finanças e empreendedorismo. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis