Qual é a diferença entre jornalista e repórter?

Existe, no mundo da comunicação, algumas divergências sobre o que seria o jornalista e o repórter. E isso acaba aparecendo até mesmo em vagas de emprego em portais como o Linkedin, quando algumas empresas associam funções equivocadas sobre ambas as profissões. 

Hoje em dia, já existe um consenso entre a maioria dos profissionais que os jornalistas são responsáveis por atuar com veículos de comunicação como jornais e revistas, sejam eles impressos ou não. Devido a isso, estão caminhando lado a lado com a redação de textos. Por isso, escrever seria mais que essencial.  Já o repórter, deve ser o responsável por cuidar de fontes primárias, como entrevistas das fontes e pesquisa de campo. Neste caso, são mais presentes em vídeos e manchetes, inclusive com as rádios. 

Existe, além disso, o jornalista repórter. Ele é o responsável por ir ao campo e buscar fontes, monitorar o mercado e escrever sobre ele.  Por exemplo, supondo que escreva sobre economia e a bolsa de valores caiu enquanto estava monitorando. Pode-se escrever um texto explicando a queda, apresentando dados. Isso seria realizar tanto a atividade de repórter, que se trata de monitorar, buscar no campo de trabalho as fontes, quanto escrever a notícia. 

Um profissional da área de comunicação pode dominar um ou outro. No entanto, ter conhecimentos em ambas as áreas pode ser um diferencial para se destacar no mercado, que vem estando entre os mais concorridos. 

Onde encontrar vagas de emprego para jornalista ou repórter? 

Existe, atualmente, uma série de portais que permitem encontrar vagas de emprego, seja para jornalistas quanto para repórteres. No entanto, o mais comum deles é o Linkedin, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários. Basta preencher o currículo com sua experiência ou formação e enviar candidaturas simplificadas para as áreas que tem interesse.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui