Quem faltou o primeiro dia do ENEM, pode ir no segundo?

A taxa de abstenção do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, na primeira prova foi uma das maiores já vistas: em alguns estados, como o Amazonas, superou a marca de 40%. Na maioria das outras regiões brasileiras houve um quarto de faltas, ou seja, cerca de 25%. Por isso, uma dúvida é se quem faltou no primeiro dia pode ir ao segundo. 

De forma sintetizada, não existe nada e nem ninguém que irá impedir o estudante de ir no segundo dia, que deve contar com questões voltadas para ciências exatas. No entanto, ele não poderá utilizar a nota da prova neste ano para passar em uma Universidade: 

  • Tanto o FIES quanto Prouni e SISU exigem que o estudante tenha tirado mais que 0 na redação; 
  • Mas, ao faltar o primeiro dia e não entregar a redação, tira-se 0. Por isso, não se consegue usar a pontuação em nenhuma das três modalidades. 

O que é necessário levar para a segunda fase do ENEM?

As provas ocorrem no mesmo lugar que a primeira fase e pode-se consultar os dados concretos através do portal do candidato. Para poder entrar na sala, é necessário que o estudante leve consigo qualquer documento com foto para comprovar a identidade (CNH, RG ou outro), caneta preta, garrafa de água transparente assim como comida em pote transparente. E, além disso, o celular deve estar desligado: se tocar durante a prova, o estudante é eliminado no mesmo momento. 

Destaques sobre *** por e-mail

 Problematizações na prova

O atual governo brasileiro já vem sendo acusado de tentar interferir na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, neste ano. Os servidores públicos argumentam que o presidente da República, Jair Bolsonaro, teria solicitado para alterar o termo “golpe de 1964” para “revolução”. No entanto, a solicitação não foi aceita.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis