Certificado digital: o que é e como funciona?

O Certificado Digital acabou se tornando uma das maiores tendências na atualidade, trazendo uma grande facilidade e agilidade para a vida de milhões de pessoas, entretanto, uma grande parcela da população ainda não sabe o que é Certificado Digital, algo que acaba sendo um grande problema.

Para auxiliar estas pessoas a adentrar e começar a utilizar o Certificado Digital, facilitando diversos processos burocráticos e bem demorados que devemos enfrentar diariamente. Sendo assim, caso você queira aprender o que é Certificado Digital, é essencial que você se atente a todas as informações a seguir.

O que é Certificado Digital?

Pode-se dizer que um certificado digital é um estilo de identidade eletrônica, que pode ser utilizado tanto por pessoas, quanto por empresas e demais estabelecimentos devidamente legalizados.

Para você entender melhor, podemos citar o seguinte exemplo: imagine todos os seus documentos físicos completamente digitalizados, apresentando uma criptografia de ponta, garantindo que todos os seus dados são verdadeiros, além de estarem completamente seguros.

Na prática, muitas pessoas acabam assimilando o certificado digital como um CPF eletrônico no caso das pessoas, e um CNPJ eletrônico no caso das empresas, tirando a necessidade de enviar fotos do documento físico, ou até mesmo mostrá-lo pessoalmente.

Algo que muitas pessoas não sabem, é que o certificado digital foi criado em 2001, e com isso, está sendo descoberto e cada vez mais utilizado desde então, por conta da sua grande utilidade.

Sabemos que a assinatura é algo essencial para diversos documentos, acordos, contratos e demais situações, e nestes casos, o certificado digital também possui um importante papel, já que a criptografia presente nesta ferramenta consegue enviar a assinatura digital do indivíduo ou empresa, trazendo uma precisão e segurança bem maior que os documentos físicos tradicionais.

Principais características do Certificado Digital

Com isso, você já deve ter entendido o que é Certificado Digital, entretanto, para que você tenha uma ideia ainda melhor, é fundamental que você conheça algumas das principais características e utilizações do certificado digital.

Como citado, o certificado digital consegue reduzir as burocracias que estão em alta na atualidade, além de entregar uma maior segurança e agilidade para utilizar e comprovar os seus dados, por conta disso, o certificado digital é considerado como uma ferramenta que possui o principal intuito de agilizar os processos de assinatura e autenticação de documentos.

Algo extremamente comum com os documentos físicos, são os rasgos, rasuras, e demais malformações que acabam aparecendo com o passar do tempo, trazendo uma certa insegurança em relação a autenticidade do documento, já que o seu estado não traz muita segurança.

Com o certificado digital, tal problema acaba tornando-se extinto, já que a sua autenticidade pode ser comprovada em poucos instantes, dificultando a vida daquelas pessoas que desejam aplicar algum golpe ou fraude.

Além disso, o Certificado Digital acaba possuindo uma característica bem forte do Cadastro Positivo, que diz respeito à confiabilidade, já que você conseguirá obter um histórico de todas as suas ações, movimentações financeiras, termos e contratos que utilizaram o seu certificado.

Vantagens do Certificado Digital

Possuir e utilizar um certificado digital entrega uma grande gama de vantagens para o indivíduo, sendo alguns deles:

  • Assinar documentos: Como citado, a assinatura de documentos utilizando um certificado digital acaba sendo extremamente simples e ágil, além de poder ser feita de maneira virtual;
  • Validade: Os documentos físicos possuem a validade jurídica, que acaba comprovando a existência das pessoas através daqueles dados, e o certificado digital possui esta mesma característica, sendo comparado com o CPF tradicional;
  • Segurança: A criptografia presente no Certificado digital consegue entregar uma segurança e confiabilidade de ponta, evitando fraudes, furtos ou golpes;
  • Redução de custos: A redução da burocracia é uma característica bem forte do certificado digital, e portanto, juntamente com a burocracia e documentos que acabam se tornando desnecessários, os custos também acabam reduzindo;
  • Agilidade: Um dos pontos mais fortes do certificado Digital é a sua agilidade, permitindo assinar documentos e comprovar a sua identidade em poucos segundos.

Como fazer um Certificado Digital?

Mesmo sabendo de todas as suas vantagens e características, a dúvida de como fazer e começar a utilizar um certificado digital existe em milhares de pessoas, portanto, agora você verá uma breve explicação de como emitir o seu certificado.

Algo que você deve se atentar, é em relação às Autoridades Certificadoras, que se resumem aos órgãos responsáveis por analisar e autenticar os documentos físicos, para assim, poder emitir o seu documento digital.

Estes órgãos acabam se assemelhando ao DETRAN, como por exemplo, já que este órgão possui o objetivo de lhe ensinar, avaliar e emitir a sua permissão para dirigir e carteira de motorista.

Sendo assim, o primeiro passo é você se dirigir a uma Autoridade Certificadora, apresentando os seus documentos e requerendo um Certificado Digital, onde você deverá cumprir alguns requisitos, pagar uma certa taxa, e esperar um pequeno período de tempo, até que o seu certificado seja emitido.

Com isso, pode-se afirmar que você entendeu o que é Certificado Digital, e assim, já está preparado para começar a utilizar esta ferramenta e usufruir de todas as suas vantagens desde já.

Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi e em história pela FURB. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral.

Últimas Notícias

- Publicidade -

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui