Certificado digital: o que é e como funciona?

O Certificado Digital acabou se tornando uma das maiores tendências na atualidade, trazendo uma grande facilidade e agilidade para a vida de milhões de pessoas, entretanto, uma grande parcela da população ainda não sabe o que é Certificado Digital, algo que acaba sendo um grande problema.

Para auxiliar estas pessoas a adentrar e começar a utilizar o Certificado Digital, facilitando diversos processos burocráticos e bem demorados que devemos enfrentar diariamente. Sendo assim, caso você queira aprender o que é Certificado Digital, é essencial que você se atente a todas as informações a seguir.

O que é Certificado Digital?

Pode-se dizer que um certificado digital é um estilo de identidade eletrônica, que pode ser utilizado tanto por pessoas, quanto por empresas e demais estabelecimentos devidamente legalizados.

Para você entender melhor, podemos citar o seguinte exemplo: imagine todos os seus documentos físicos completamente digitalizados, apresentando uma criptografia de ponta, garantindo que todos os seus dados são verdadeiros, além de estarem completamente seguros.

Destaques sobre *** por e-mail

Na prática, muitas pessoas acabam assimilando o certificado digital como um CPF eletrônico no caso das pessoas, e um CNPJ eletrônico no caso das empresas, tirando a necessidade de enviar fotos do documento físico, ou até mesmo mostrá-lo pessoalmente.

Algo que muitas pessoas não sabem, é que o certificado digital foi criado em 2001, e com isso, está sendo descoberto e cada vez mais utilizado desde então, por conta da sua grande utilidade.

Sabemos que a assinatura é algo essencial para diversos documentos, acordos, contratos e demais situações, e nestes casos, o certificado digital também possui um importante papel, já que a criptografia presente nesta ferramenta consegue enviar a assinatura digital do indivíduo ou empresa, trazendo uma precisão e segurança bem maior que os documentos físicos tradicionais.

Principais características do Certificado Digital

Com isso, você já deve ter entendido o que é Certificado Digital, entretanto, para que você tenha uma ideia ainda melhor, é fundamental que você conheça algumas das principais características e utilizações do certificado digital.

Como citado, o certificado digital consegue reduzir as burocracias que estão em alta na atualidade, além de entregar uma maior segurança e agilidade para utilizar e comprovar os seus dados, por conta disso, o certificado digital é considerado como uma ferramenta que possui o principal intuito de agilizar os processos de assinatura e autenticação de documentos.

Algo extremamente comum com os documentos físicos, são os rasgos, rasuras, e demais malformações que acabam aparecendo com o passar do tempo, trazendo uma certa insegurança em relação a autenticidade do documento, já que o seu estado não traz muita segurança.

Com o certificado digital, tal problema acaba tornando-se extinto, já que a sua autenticidade pode ser comprovada em poucos instantes, dificultando a vida daquelas pessoas que desejam aplicar algum golpe ou fraude.

Além disso, o Certificado Digital acaba possuindo uma característica bem forte do Cadastro Positivo, que diz respeito à confiabilidade, já que você conseguirá obter um histórico de todas as suas ações, movimentações financeiras, termos e contratos que utilizaram o seu certificado.

Vantagens do Certificado Digital

Possuir e utilizar um certificado digital entrega uma grande gama de vantagens para o indivíduo, sendo alguns deles:

  • Assinar documentos: Como citado, a assinatura de documentos utilizando um certificado digital acaba sendo extremamente simples e ágil, além de poder ser feita de maneira virtual;
  • Validade: Os documentos físicos possuem a validade jurídica, que acaba comprovando a existência das pessoas através daqueles dados, e o certificado digital possui esta mesma característica, sendo comparado com o CPF tradicional;
  • Segurança: A criptografia presente no Certificado digital consegue entregar uma segurança e confiabilidade de ponta, evitando fraudes, furtos ou golpes;
  • Redução de custos: A redução da burocracia é uma característica bem forte do certificado digital, e portanto, juntamente com a burocracia e documentos que acabam se tornando desnecessários, os custos também acabam reduzindo;
  • Agilidade: Um dos pontos mais fortes do certificado Digital é a sua agilidade, permitindo assinar documentos e comprovar a sua identidade em poucos segundos.

Como fazer um Certificado Digital?

Mesmo sabendo de todas as suas vantagens e características, a dúvida de como fazer e começar a utilizar um certificado digital existe em milhares de pessoas, portanto, agora você verá uma breve explicação de como emitir o seu certificado.

Algo que você deve se atentar, é em relação às Autoridades Certificadoras, que se resumem aos órgãos responsáveis por analisar e autenticar os documentos físicos, para assim, poder emitir o seu documento digital.

Estes órgãos acabam se assemelhando ao DETRAN, como por exemplo, já que este órgão possui o objetivo de lhe ensinar, avaliar e emitir a sua permissão para dirigir e carteira de motorista.

Sendo assim, o primeiro passo é você se dirigir a uma Autoridade Certificadora, apresentando os seus documentos e requerendo um Certificado Digital, onde você deverá cumprir alguns requisitos, pagar uma certa taxa, e esperar um pequeno período de tempo, até que o seu certificado seja emitido.

Com isso, pode-se afirmar que você entendeu o que é Certificado Digital, e assim, já está preparado para começar a utilizar esta ferramenta e usufruir de todas as suas vantagens desde já.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis