Melhores investimentos para 2022 com Selic a 9,25% a.a.

No dia 08 de dezembro, o COPOM do Banco Central realizou a alteração da taxa de juros básica, também conhecida como Selic. Deste modo, saiu de 7,7% ao ano para cerca de 9,25% ao ano e, para 2022, é estimado que haja novos reajustes que a elevem para 11,5%. Essa é uma forma encontrada para que controlem a inflação acumulada, que estava a 10,67% no mês de outubro de 2021.  Deste modo, os investimentos de renda fixa devem se tornar mais rentáveis, principalmente em relação à poupança que deve começar a render por volta de 6,5% ao ano. Apesar disso, ainda está abaixo da inflação e os investidores perdem ao aplicar nela. 

Felizmente, existem algumas aplicações que ajudam a ganhar mais que a desvalorização do dinheiro, inclusive alternativas para os investidores mais conservadores como o LCI e LCA. Esse tipo de aplicação pede que o investidor deixe o dinheiro aplicado por ao menos três meses e não há o desconto do imposto de renda, devido a isso, muitas vezes são mais lucrativos que os CDBs, mas não é uma regra. 

Em corretoras como o Nu Invest e o Inter Invest, o usuário encontra alternativas no ano de 2021 e 2021 que rendem por volta de 13% ao ano. Ou seja, R$ 130 a cada R$ 1000 que for aplicado. E, o lado positivo é que nenhuma destas duas corretoras contam com taxas de manutenção. 

Fundos imobiliários são bons investimentos para 2022?

Devido à estagnação do setor e o aumento elevado de preços para a construção, tanto em relação à matéria prima quanto em relação à mão de obra, os fundos tiveram um crescimento abaixo de 5% durante o ano de 2021 – isso é ainda abaixo do rendimento da própria poupança. Desde modo, deixaram de ser boas alternativas para os investidores, principalmente devido ao tempo de resgate, que pode ser superior a 30 dias. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis