CCMEI: o que é, quanto custa e como emitir?

O que é o CCMEI, Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, e como emitir o documento? Neste artigo, o Otrabalhador separou um tutorial completo. 

Devido ao documento CCMEI, o microempreendedor individual não precisa ter um contrato social, que é exigido para empresas de outros portes como o ME (que tem o faturamento de até R$ 360 mil por ano) e uma EPP.  Também chamado de Cartão CNPJ, reúne todos os dados relativos à empresa, tais como o número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), endereço, razão social, nome fantasia e outros. 

Esse documento é solicitado por bancos no momento de solicitar empréstimos ou financiamentos. Também pode ser uma chave para quem deseja economizar: ao comprar um carro zero, consegue-se retirar o valor de alguns impostos ao ter consigo o CCMEI – neste caso, é necessário que o automóvel fique no nome da empresa durante um ano e somente depois disso seja transferido. 

No momento de comprar um certificado digital em portais como o Serasa para que haja a emissão de notas fiscais, o CCMEI também é solicitado. 

Como tirar o Ccmei?

Destaques sobre *** por e-mail

Quanto custa o Ccmei?

O documento é totalmente gratuito e pode ser emitido através do portal da Receita Federal. Para isso, é necessário informar alguns dados como CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis