Brasileiros possuem mais de R$ 208 milhões para sacar do PIS/Pasep
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e da Previdência, os brasileiros possuem mais de R$ 208 milhões para sacar do PIS/Pasep que foi esquecido durante o ano de 2019. Vale salientar que é direito de todos os trabalhadores retirar o dinheiro de até cinco anos atrás – depois disso, o saldo é anulado e não se pode mais fazer a solicitação do mesmo.
Foi determinado pela Caixa que o saque começará a partir do dia 08 de fevereiro para os grupos que foram beneficiadas com o abono PIS – e também para aqueles que por algum motivo foram prejudicados com as enchentes que ocorreram em Minas Gerais e na Bahia, é estimado que mais de 1 milhão de famílias tenham ficado prejudicadas. Os grupos que recebem o PASEP, destinado somente aos servidores públicos, poderão ser beneficiados somente a partir do dia 15 de fevereiro de acordo com a data de aniversário ou número final do NIS.
A consulta do saldo que tem para ser sacado deve ser feita através do portal da Carteira de Trabalho Digital mediante um acesso GOV que tenha o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha do beneficiário.
Sou herdeiro, posso sacar o valor do abono Pis/Pasep?
Também é determinado pela Resolução 838 que todos os cidadãos que são herdeiros podem ter direito ao valor que está no saldo do falecido em relação ao abono salarial. A solicitação de retirada deve ser feita no Banco do Brasil ou na Caixa junto ao documento que atesta a morte do beneficiado.
Quem tem direito?
Para que se tenha direito ao programa social, é necessário que o cidadão tenha atuado ao menos um mês durante o ano base de 2020. Além disso, é importante que esteja há cinco anos cadastrado no RAIS. O salário máximo que pode ser obtido por mês é de dois salários mínimos.