INSS antecipa benefícios para pessoas em cidades em estado de calamidade pública
Durante essa terça-feira (22), houve a publicação no Diário Oficial da União, DOU, de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estaria antecipando alguns benefícios para as famílias que foram vítimas de enchentes em cidades como Petrópolis em que mais de uma centena de pessoas acabaram morrendo. Em suma, ao menos 55 cidades de todo o Brasil, especialmente do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, estão em calamidade pública desde o mês de janeiro. A medida tem como objetivo auxiliar a população a conseguir comprar os itens que estão faltando e até mesmo ter uma apoio econômico neste tempo de crise.
Neste mesmo dia, em uma conferência do BTG Pactual, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que tinha interesse em fazer a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para que o saldo fosse usado por pessoas que estão com dívidas ativas como uma forma de movimentar a economia.
As inundações em alguns estados estão acontecendo devido ao fato de que o fenômeno La Nina deve permanecer afetando toda a América Latina até o final deste semestre. Enquanto alguns estados estão enfrentando excesso de chuva, outros como o Rio Grande do Sul já decretaram que ao menos 399 cidades estão em estado de emergência devido à estiagem.
O INSS também publicou hoje que estaria pagando o valor de R$792 milhões para os cidadãos que contam com causas em que o valor é de até 60 salários mínimos, teto este que é de até R$ 72 mil. As pequenas causas são as mais variadas, desde um benefício que estava em análise até mesmo em relação a um reajuste do valor em que o cidadão deveria estar recebendo.
Acompanhe o Trabalhador para se manter atualizado sobre todos os assuntos em relação ao INSS e previdência social. Publicamos dezenas de artigos diários.