Quando o INSS começa a atender presencialmente?
De acordo com nota que foi emitida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é estimado que o instituto comece a atender presencialmente durante este mês a partir do dia 14. Até então, os servidores públicos estavam trabalhando na modalidade de Home Office ou atendimento limitado devido ao vírus da Covid-19.
O Brasil já conta com mais de 652 mil mortes pelo vírus e mais de 29,1 milhões de infectados. Devido a isso, muitas marcas e empresas preferiram atuar de casa em atividades remotas para garantir que os seus servidores não fossem prejudicados, e o que mesmo acontece com o governo federal.
Vale salientar que os agendamentos ainda devem continuar acontecendo, seja pelo telefone de número 135 ou pelo aplicativo do MEU INSS em que o cidadão precisa fazer o seu login com a conta do GOV usando um CPF (cadastro de Pessoa Física) e senha. O aplicativo é bastante dinâmico porque permite que o cidadão tenha acesso a todas as suas contribuições do INSS de anos anteriores ao mesmo tempo em que se sabe exatamente o tempo em que faltará para que consiga se aposentar. Pelo app, ainda é possível que se faça a solicitação do seguro desemprego, auxílio doença e auxílio maternidade.
Filas de espera do INSS são ocasionadas pela falta de documento
As filas de espera do INSS são ocasionadas devido à falta de documentos, de acordo com o que é informado pela instituição que já conta com as de 1,7 milhões de pessoas aguardando para receber algum benefício nas listas de espera. O STF, Supremo Tribunal Federal, já havia solicitado que a instituição justificasse o motivo dos atrasos até o dia 12 do mês passado. Outra razão para o atraso nas concessões é em relação ao fato de que os peritos médicos estão em greve para aumento salarial.