segunda-feira,
20 de outubro de 2025

INSS deve pagar R$ 800 milhões de benefícios atrasados

- Anúncio -

Ao todo, 4 mil beneficiários devem rever o valor do INSS atrasado nestes próximos dias com o valor que pode chegar a até 60 salários mínimos. Em suma, o valor total que deve ser pago pela previdência social é de R$ 800 milhões. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, é estimado que mais de 1,7 milhões de pessoas estejam esperando para a concessão de benefícios neste ano por mais de 90 dias. No entanto, segundo o formado pela instituição, ao menos 25% de todos os  andamentos estão atrasados devido ao fato de que o cidadão está enviando documentos que não são solicitados e esquece de enviar aqueles necessários. 

 O INSS está contando com uma série de novidades neste mês de março como a possibilidade dos prestadores em fazer a revisão da vida toda –  o prazo para que os ministros se declararam contra a decisão deve acontecer até o final desta terça-feira (08).  E não somente isso: um projeto de lei que está em andamento desde o ano de 2020 pretende  pagar um valor de décimo quarto que nada mais seria do que uma parcela extra da aposentadoria no ano de 2022 como forma de movimentar a economia. No entanto, vale salientar que devido a falta de verbas, é improvável que o projeto acabe sendo aceito. 

INSS e a greve que está atrasando as perícias 

Outro aspecto que está sendo contestado pelos cidadãos brasileiros é sobre o fato de que os períodos do INSS estão fazendo durante o mês de fevereiro e muitas pessoas que haviam perdido um dia de trabalho por causa do agendamento, sequer foram atendidas.  O setor de trabalhadores exige que o número máximo de pessoas atendidas em apenas um dia seja de 12 e que tenham um reajuste salarial de no mínimo 19% para que realmente esteja acompanhando a inflação, que terminou em 2021 em 10,06%.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias