PIS/Pasep: ao menos 1,6 milhões de pessoas foram inclusas nesta semana, quando elas recebem?

- Anúncio -

Durante essa semana, o Ministério do Trabalho e da Previdência em parceria com a nova análise de dados da Dataprev, realizou a adição de ao menos 1,6 milhões de pessoas para receberem o PIS/Pasep em relação ao ano de trabalho de 2022. A maior parte delas havia contestado sobre o fato de não terem direito mesmo que tivessem atuado com a carteira de trabalho assinada e contassem com todos os requisitos. 

Esse grupo que está sendo beneficiado posteriormente, deve receber um calendário diferente: aqueles que deveriam ter sido beneficiados durante o mês de fevereiro, receberão todos de uma vez no dia 29 deste mês. Já os grupos de cidadãos que deveriam ser beneficiados  em março, irão receber de apenas uma vez no dia 31. 

Vale salientar que o PIS/Pasep é destinado somente para as pessoas que contam com a renda de até dois salários mínimos e que estão atuando com a carteira de trabalho assinada durante ao menos um mês no ano de 2020. Ele é como se fosse um décimo quarto para os cidadãos que são trabalhadores de baixa renda e que estão há cinco anos ou mais cadastrados no sistema do PIS/Pasep. 

Devido ao fato de que ele somente é pago para quem cinta com algum tipo de vínculo empregatício, quem é MEI, microempreendedor individual, acaba sendo impedido de ter acesso ao benefício pele não está atuando como VLT ou servidor público. O mesmo é válido para as pessoas que são autônomas ou donas que cada que recebem o valor menor do que  dois salários. 

A quantidade que irá receber varia e não é fixa. Isso acontece porque se leva em consideração o tempo em que se atuou com carteira assinada no ano de 2020. O teto máximo que pode ser pago ao cidadão é de R$ 1210 enquanto o valor mínimo é de R$ 101. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis