Auxílio Brasil: veja como se cadastrar para fazer parte do programa

Auxílio Brasil é o mais novo programa do Governo Federal, que está em vigência desde novembro do ano passado. Criado a partir da união de outros dois programas sociais que o Brasil já tinha, o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, atende atualmente mais de 17 milhões de famílias.

O objetivo do programa é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade e por isso, o seu foco não é diferente do Bolsa Família. Com intenção de repassar uma ajuda de custo, o programa paga o valor de até R$ 400, que é transferida em conta poupança digital, como forma de renda.

Algumas dessas famílias ainda conseguem se beneficiar um pouco mais, com o Vale gás, outra iniciativa criada durante a pandemia, para ajudar. Mas, em todos os casos, existem critérios e regras que fazem com que as famílias sejam ou não incluídas no programa do Auxílio Brasil.

Cadastro no CadÚnico para entrar no Auxílio Brasil

Para fazer parte do programa, as famílias devem realizar um cadastro no CadÚnico. Contudo, o CadÚnico é responsável por verificar e designar cada caso para os programas liberados. Isso significa que as regras do Cadastro Único, é que valem para quem quer fazer parte do Auxílio Brasil.

Destaques sobre *** por e-mail

Quando o grupo familiar se encaixa nos requisitos, então, as informações se direcionam para o programa adequado e a família começa a receber o benefício. Portanto, para se cadastrar, é preciso ir presencialmente até um posto de cadastramento CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Para fazer o cadastramento, é preciso estar com os documentos em mãos, ter no mínimo 16 anos de idade, título de eleitor, CPF, e ter conhecimento de todos os dados dos membros da família. As informações pedidas durante uma entrevista, precisam realistas. Para verificar depois o status do cadastro, é possível baixar o aplicativo do Auxílio Brasil.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis