NOVO golpe do INSS: veja como não cair

Um novo golpe vem sendo aplicado virtualmente, desta vez as vítimas são os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Os criminosos tem se passado pelo Helô, assistente virtual do INSS, por isso, é importante se atentar como agem e como se proteger, confira abaixo: 

O golpe do INSS

Como dito acima, os golpistas tem fingido ser a Helô, assistente virtual do INSS, e o contato é realizado pelo WhatsApp. Para dar veracidade às informações, é passado até o número de protocolo e, por vezes, até o nome completo e outros dados dos segurados. 

Desta forma, fica fácil acreditar que está falando com o órgão, quando tudo é um golpe bem arquitetado para roubar os dados das vítimas.  

Depois do contato, os criminosos podem pedir uma série de informações pessoais, e é aí que mora o perigo. Com os dados é possível que outras fraudes sejam aplicadas e gerem prejuízos financeiros. 

Destaques sobre *** por e-mail

Por isso, se você receber qualquer mensagem da Helô saiba que são criminosos, a assistente é uma central de dúvida e não entra em contato com qualquer segurado. 

Em outras palavras, a Helô de fato existe e você pode conseguir esclarecer suas dúvidas, porém, ela não é programada para fazer atualização de cadastro ou qualquer outra função similar que seja necessário chamar um segurado. 

Dicas para não cair no golpe 

O golpe do INSS é bem comum, por isso, o governo federal chegou a passar dicas práticas do que fazer, confira abaixo:

  1. Atualize seus dados apenas em canais oficiais 

Se você precisar atualizar seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, saiba que o telefone oficial é 135 e também é possível fazer isso pelo aplicativo “Meu INSS” – disponível para Android e iOS. 

  1. Não acredite em qualquer ligação que afirma ser do INSS

O INSS não liga para qualquer segurado ou manda mensagem solicitando dados; bloqueie qualquer contato parecido 

Pior ainda se houver solicitação de fotos de documentos por WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem, não enviei de forma alguma, se trata de golpe. 

  1. Convocações podem ser visualizadas em canais oficiais  

Os criminosos podem apelar para confirmações ou falsas convocações, criando um receio que seja possível o bloqueio ou cancelamento de um benefício; neste caso, lembre-se que qualquer solicitação poderá ser visualizada pelo canais oficiais: 

  • Telefone oficial é 135; 
  • Ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

Não caia na lábia dos criminosos!

  1. Telefone 135 é um chat humanizado 

Lembre-se que o telefone oficial, 135, tem a Helô como atendente e um chat humanizado. Algumas informações podem ser solicitadas, mas, neste caso, o processo é seguro e oficial. 

A confirmação neste caso faz parte do protocolo. 

Nosso artigo foi útil? Compartilhe com amigos e familiares e confira outras notícias sobre o INSS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis