Saiba tudo sobre a restituição do imposto de renda 2022

O prazo de declaração do Imposto de Renda está acabando, mas já tem quem procure mais informações sobre a restituição do imposto de renda.
- Anúncio -

O prazo de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) vai até próximo dia 31 (terça-feira), mas já tem quem procure mais informações sobre a restituição do imposto de renda. Por isso, nós preparamos este artigo especial com tudo que você precisa saber. 

Veja também:

Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa rescisória?

É importante se atentar para o prazo, que já foi estendido por conta da pandemia, já que atrasos podem gerar juros e multas. O valor da multa é de 1% ao mês de atraso, com pagamento mínimo de R$ 165,74.

O montante é calculado sobre o valor do imposto de renda devido e a multa se aplica até para casos em que o valor já foi pago. Isso significa que, mesmo que você já tenha pago o imposto de renda, não pode ultrapassar o prazo estabelecido pela Receita Federal. 

Até as 11h desta segunda-feira (23), a Receita Federal já tinha recebido 25,09 milhões de declarações ante a 34,1 milhões previstas para serem entregues. 

O que é a restituição do imposto de renda?

Para quem realizou a declaração do imposto de renda 2022, ano base-2021, pode ter valores a receber – o que é chamado de restituição do imposto de renda. 

De maneira geral, a restituição nada mais é os valores a mais pago pelo contribuinte. Os valores a mais podem ser de pelo menos duas situações: 

Você tem deduções com valores dedutíveis do imposto de renda, com gastos como:

Ou então você trabalhou CLT e o valor retido na fonte foi superior ao que você devia de fato ao governo. Nestas duas situações você deve receber a restituição. 

E qual seria o valor? Não há um valor específico, já que a quantidade que cada pessoa pagou a mais e, portanto deve receber de volta, é variável. Cada um recebe o valor que pagou a mais e é possível consultar isso após a declaração. 

Como consultar a restituição? 

Para consultar os valores a que tem direito, basta acessar o site da Receita Federal, selecionando “Meu Imposto de Renda” e, na sequência, clicar na opção “Consultar Restituição”. 

Datas da restituição

Os valores da restituição do imposto de renda começam a ser liberados no final do mês e seguem até 30 de setembro. A tendência é de quem entregou primeiro, ter prioridade nos pagamentos. Conforme baixo: 

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Alguns grupos têm prioridade no recebimento, independente de quando a declaração for entregue, como:

  • Os idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia; 
  • Aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis