quinta-feira,
23 de outubro de 2025

O que é o auxílio acidente, quem pode receber e qual o valor?

Não são todos os segurados do INSS que têm direito. conheça as regras

- Anúncio -

O trabalhador que sofreu um acidente de qualquer natureza, ficou recebendo benefício pelo INSS e após alguns meses seu benefício foi cessado, não precisa se desesperar. Se este mesmo trabalhador ainda tem sequelas permanentes, certamente, tem direito a receber um benefício do INSS que é pouco conhecido. 

Trata-se do Auxílio Acidente, mas este não deve ser confundido com o auxílio-doença. Embora muitos segurados se confundam, trata-se de benefícios distintos um do outro.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O Auxílio Acidente é um benefício previdenciário de natureza indenizatória. O INSS é obrigado a conceder aos segurados que sofrem qualquer tipo de acidente que resultam em sequelas, ou seja, que diminuam a sua capacidade para o trabalho. 

O valor dessa indenização é de 50% do valor de seu salário de benefício. Exemplo: Se você recebia 1.500,00 reais no seu Auxílio doença que fora cessado, o seu Auxílio Acidente será no valor de 750,00 reais.

Por ter natureza indenizatória, o trabalhador pode receber o Auxílio Acidente e trabalhar ao mesmo tempo. A empresa não pode diminuir o salário pelo fato de você receber o Auxílio Acidente, pois trata-se de um direito que possui caráter indenizatório.

Ainda que a lesão (sequela) seja em grau mínimo de redução na capacidade de trabalho do trabalhador, o segurado terá direito ao benefício, pois assim é a decisão do Superior Tribunal de Justiça.

A grande vantagem desse benefício é que ele não passa por ‘’pente fino’’. O Auxílio Acidente, como já falamos acima, é um benefício indenizatório, sendo assim ele só pode ser cessado por um desses dois motivos:

  • Morte do segurado;
  • No caso de aposentadoria para o segurado, pois a lei proíbe a acumulação entre o Auxílio Acidente e qualquer aposentadoria;

Quem tem direito ao auxílio acidente?

Os segurados que podem ter direito a esse benefício auxílio acidente são:

  • Empregados urbanos ou rurais;
  • Segurados especiais;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores avulsos.

Já os contribuintes individuais e os facultativos não têm direito ao Auxílio Acidente.

Quais as regras para receber o auxílio acidente?

  1. Estar contribuindo para o INSS ou estar no período de graça;
  2. Ter sofrido acidente ou ter adquirido uma doença de qualquer natureza, relacionados ao trabalho ou não;
  3. Estar com sequelas (redução parcial e permanente) da capacidade para o trabalho ainda que mínima;
  4. A existência do nexo causal (Relação entre o acidente sofrido e a redução da capacidade laboral);

Outro detalhe importante, é que não existe a necessidade do INSS ter concedido um Auxílio Doença por incapacidade temporária, anteriormente, para que o segurado tenha direito ao Auxílio Acidente.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias