Auxílio Brasil: sobe aprovação de Bolsonaro entre quem recebe programa

Segundo levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou um aumento nas intenções de voto entre quem recebe o Auxílio Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou um aumento nas intenções de voto entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil do Governo Federal. Ao menos é o que mostra a nova pesquisa do instituto PoderData, que teve divulgação nesta semana, e que colheu resultados entre os dias 3 e 5 deste mês de julho.

A pesquisa, portanto, foi realizada já depois do início da entrega dos novos cartões do programa social. Segundo o Ministério da Cidadania, há a expectativa de envio de mais de 6,6 milhões de unidades para os usuários que fazem parte do benefício.

Neste primeiro momento, apenas os cidadãos que entraram no projeto desde o início deste ano é que estão recebendo o objeto.

Além disso, a pesquisa em questão também foi realizada depois das primeiras informações de que o Governo Federal estaria disposto a aumentar o valor do Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, hoje o programa paga um patamar mínimo de R$ 400 por família. O plano é elevar o saldo para a casa dos R$ 600.

Dentro do Governo Federal, a avaliação é de que tanto o início da entrega dos cartões como também o envio da PEC que aumenta o valor do programa já mostram algum efeito na pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro. De todo modo, o atual chefe do executivo ainda estaria atrás do ex-presidente Lula (PT), também de acordo com o PoderData.

Destaques sobre *** por e-mail

Veja abaixo as evoluções das intenções de voto entre os usuários que recebem o Auxílio Brasil, também conforme os dados do PoderData.

Lula: Maio – 48% / Junho – 45% / Julho – 43%
Bolsonaro: Maio – 29% / Junho – 28% / Julho – 37%

Avaliações dos presidenciáveis

Recentemente, o ex-presidente Lula se manifestou sobre a PEC que o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional. O petista disse que o atual mandatário desejaria apenas aprovar um “projeto eleitoreiro”.

De todo modo, na última semana, a PEC que aumenta o valor dos auxílios recebeu o apoio de todos os senadores do PT durante a aprovação do texto no Senado. Além disso, é provável que o fenômeno se repita também entre os deputados federais.

Auxílio Brasil entre outros candidatos

O PoderData também mostrou a evolução das intenções de voto entre os demais pré-candidatos. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por exemplo, registrou uma queda de 9% para 1% neste público entre os meses de junho e julho.

Em contrapartida, o deputado federal André Janones (Avante) apresentou um crescimento de 1% para 8% neste mesmo público. Assim, ele agora ocupa a terceira posição neste nicho eleitoral.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis