Empréstimo para aposentados: confira a margem LIBERADA

Você sabia que há empréstimo para aposentados consignados e com excelentes juros? Pois é. Entenda mais neste artigo especial!

Você sabia que há empréstimo para aposentados consignados e com excelentes juros? Pois é. Isso porque o governo autoriza a prática e, inclusive, oferece uma margem que você pode utilizar. 

A margem significa que o aposentado não pode ter descontado da sua aposentadoria por mês mais do que a porcentagem vigente. Isso acontece porque esse tipo de  empréstimo para aposentados é descontado direto da aposentadoria – e é justamente por isso que ele leva o nome de “consignado”. 

Você deseja entender mais do assunto? Leia a matéria até o final e para ficar atualizado veja nossa editoria especial. 

Empréstimo para aposentados: como funciona?

Nesta matéria nós estamos falando de um tipo específico: o consignado. Nele a parcela do empréstimo é descontada automaticamente do benefício do INSS, por isso, costuma ter melhores condições e taxa menores. 

Destaques sobre *** por e-mail

Uma regra que é importante se atentar é a margem, você pode comprometer, no máximo, até 40% da renda referente a aposentadoria ou pensão. Há uma divisão para este total, que você pode ver mais detalhes abaixo:

  • 35% do crédito comum, a ser descontado no salário;
  • Outros 5% em transações de crédito ou folha de pagamento.

Além disso, o parcelamento pode chamar atenção: até 84 vezes. Mas é importante lembrar, que quanto mais parcelas você fizer, mais juros você deve pagar. Então saiba que o limite de juros é de 2,14% para empréstimos e 3,06% para cartões de crédito.

BPC/Loas poderá ter acesso aos valores

Pessoas inscritas no BPC/Loas agora também terão direito a ter acesso a este tipo de empréstimo, comum entre os aposentados. Até então este grupo era excluído desta regra. 

O BPC/Loas é um benefício pago hoje para pessoas acima de 65 anos e deficientes, que precisam atender uma série de requisitos, e se aprovados, recebem um salário mínimo todos os meses. 

As pessoas situação de vulnerabilidade social que recebem o Auxílio Brasil poderão solicitar os valores de empréstimos, desde que o Ministério da Cidadania emita um mandado.

Empréstimo consignado é a melhor opção?

 

Não há uma única resposta, você precisa avaliar o seu caso. A primeira coisa antes de pegar o empréstimo é perguntar se de fato você precisa ou não. 

Outra atitude é analisar as parcelas, você não deve parcelar em poucas vezes, caso dependa exclusivamente do benefício. Mas também não deve parcelar ao máximo liberado, isso fará com que você pague juros significativos, já que eles aumentam mês a mês. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis