Censo 2022 começa segunda em todo o País. Veja como será!

Funcionário poderá ser identificado pelo celular com o QR Code

Uma das maiores operações censitárias do mundo começa nesta segunda-feira, dia 1°: o Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE. 

 

Feito pela última vez em 2010, o levantamento nacional estará na 13ª edição, que deveria ter sido realizada há dois anos, mas acabou prorrogada por conta da pandemia de coronavírus. 

Mais de 180 mil recenseadores estarão nas ruas de todo o Brasil para ouvir a população. A expectativa é identificar cerca de 75 milhões de domicílios particulares. 

 

Destaques sobre *** por e-mail

O Censo atualizado permitirá conhecer detalhes de como a população vive hoje, quantas são as pessoas e onde elas estão no Brasil, entre outras informações. A pesquisa pretende atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo está previsto para ser encerrado em outubro.

Novidades para este ano

Neste ano, o Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.

 

No domicílio, durante a visita do recenseador, o morador pode optar por responder ao Censo 2022 pela internet. 

 

Segundo o IBGE, os resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município deverão ser publicados em 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados. 

 

Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

 

O lançamento oficial ocorreu nesta segunda, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, acompanhado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

Como identificar o recenseador na abordagem?

Veja as dicas de como reconhecer o funcionário:

 

  • Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá; 
  • Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular; 
  • Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto; 
  • A identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE pode ser confirmada pelo fone 0800-721 8181 ou diretamente pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html; 
  • Será preciso digitar a matrícula ou RG ou CPF do recenseador. As informações sobre ele estarão no crachá de apresentação. 

Como tirar as dúvidas por telefone?

A partir desta segunda, dia 1º de agosto, está disponível o telefone 0800-7218181, todos os dias, das 8h às 21h30min. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis