Benefícios do INSS para crianças e adolescentes. Quais são?

O BPC e a pensão por morte podem auxiliar menores de idade

Dentre os benefícios concedidos pelo INSS, dois podem auxiliar crianças e adolescentes: o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a Pensão por Morte. 

O BPC é um benefício assistencial cujo objetivo é amparar idosos, crianças e adolescentes portadoras de deficiência em vulnerabilidade, com pagamentos mensais no valor de um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022). 

Para receber o benefício, não é necessário realizar contribuições junto ao INSS, apesar do benefício ser intermediado pelo órgão. 

Contudo, o BPC não dá direito ao 13° salário e também não deixa pensão por morte. Ele tem um reajuste toda vez que ocorre o aumento do salário mínimo.

BPC para crianças e adolescentes

Destaques sobre *** por e-mail

Para ter direito ao BPC, o menor de 16 anos deve possuir uma deficiência que impacte diretamente no desempenho de sua vida. Ou seja, a condição afeta sua participação em plena e efetiva igualdade com os demais membros da sociedade, seja no âmbito escolar ou no social para com outras crianças de sua idade. 

Resumidamente, o BPC é destinado a pessoas em vulnerabilidade. Neste sentido, o benefício exige que a família tenha uma renda per capita de até ¼ do salário mínimo vigente (R$ 303 em 2022). Além disso, é preciso possuir inscrição no Cadastro Único (Cadúnico) para programas sociais. 

Como solicitar o BPC para crianças e adolescentes?

Para quem ainda não possui inscrição no Cadúnico, o primeiro passo é realizar o cadastro no sistema. Isto é feito pessoalmente em alguma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). 

Futuramente, é recomendado que famílias já inscritas, atualizem o cadastro, pelo menos há cada dois anos, ou em decorrência de alguma alteração nas informações concedidas. 

A inscrição no CadÚnico, exige que a família estipule um responsável, e apresente uma determinada documentação. Confira: 

  • No caso do titular/responsável da família: Título de Eleitor ou CPF; 
  • No caso dos demais integrantes da família: apresentar algum dos documentos a seguir: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.

Feito o devido cadastro, o BPC pode ser solicitado diretamente pelo celular através do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e IOS). 

Antes de solicitar, a família deve reunir documentos que comprovem a existência da deficiência, pode ser apresentado: Atestados médicos, exames, laudos, relatórios, entre outros.

Pensão por Morte para menores de 21 anos

Outro benefício é a pensão por morte. Oferece assistência aos dependentes de um falecido segurado do INSS. 

Este benefício é direcionado a seus filhos caso o pai ou a mãe vier a faltar. De fato, isto independe do trabalhador estar aposentado ou não e os destinatários do dinheiro podem ser divididos em três classes por ordem de prioridade: 

  • cônjuge e filhos não emancipados menores de 21 anos; 
  • Pais com dependência econômica; 
  • Irmãos menores não emancipados.

Como solicitar pensão por morte?

A solicitação pode ser feita no site ou no aplicativo MEU INSS ou ainda pelo telefone 135. Quem optar por solicitar de forma on-line deverá proceder da seguinte forma:

  • Acesse a página ou o aplicativo Meu INSS;
  • Informe a sua senha e clique em Entrar. Caso ainda não tenha se cadastrado, clique em Cadastrar Senha;
  • Na tela inicial, clique em “pensão” e em seguida escolha uma das opções: Pensão por Morte Urbana ou Pensão por Morte Rural;
  • Pode ser preciso que você atualize os dados do seu cadastro. Nesse caso, basta atualizar e clicar em Avançar.
  • Após ler as regras que serão informadas pelo sistema, clique em Continuar;
  • Confirme seus dados para contato, preencha todas as informações e anexe os documentos solicitados.

Os processos podem ser acompanhados no próprio site ou aplicativo do Meu INSS. Após realizar seu acesso ao sistema, selecione a função Agendamentos/Solicitações, busque pelo pedido e clique no símbolo da lupa ao lado direito.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis