Motoristas de Uber poderão receber auxílio-taxista de R$ 1 mil?

Motoristas de empresas de aplicativo como Uber e 99 App não poderão receber o dinheiro do auxílio-taxista. Ao menos de acordo com as regras gerais do programa, o que se sabe é que os motoristas de táxi serão os únicos beneficiados com os depósitos. Os repasses serão iniciados no próximo dia 16 de agosto.

Quando a lei que cria o auxílio-taxista estava em discussão no Congresso Nacional, alguns parlamentares chegaram a ventilar a possibilidade de permitir os pagamentos do projeto também para os taxistas. Contudo, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiram manter o programa para o seu público original.

De todo modo, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) lançou nesta semana um novo projeto no Congresso Nacional. O texto prevê o pagamento do benefício para os motoristas de Uber. Ele argumentou que as pessoas que trabalham com transporte por aplicativo também passam pelos mesmos problemas que os taxistas passam atualmente.

A ideia do senador Braga é inserir os motoristas de Uber no mesmo projeto destinado aos taxistas. Dessa forma, o Governo só precisaria dividir os pagamentos entre eles. O parlamentar diz que seria possível fazer a inserção sem maiores problemas, e assim os trabalhadores de aplicativo também poderiam ser selecionados.

No entanto, é preciso deixar claro que a entrada dos motoristas de Uber neste projeto poderia ter consequências práticas nos valores que os taxistas receberiam.

Afinal de contas, o Governo Federal teria que dividir a mesma quantia para mais usuários. De todo modo, aliados do poder executivo afirmam que é pouco provável que o projeto de Braga seja aprovado.

O Auxílio-taxista

O auxílio-taxista é um programa social que foi aprovado pelo Congresso Nacional ainda no último mês de julho. O projeto faz parte do grupo de mudanças da PEC dos Benefícios, que gerou polêmica entre os parlamentares.

O Governo Federal decidiu ajudar os motoristas de táxi porque entendeu que estes trabalhadores estavam passando por dificuldades. Vale lembrar que o preço do combustível aumentou sucessivas vezes no decorrer dos últimos meses.

Na última terça-feira (2), o Governo Federal concluiu a primeira janela de envio de informações dos taxistas. De acordo com as informações oficias, dados de mais de 300 mil motoristas de táxi já estão sendo analisados pela Dataprev.

Como dito, o primeiro pagamento do auxílio-taxista está marcado para o próximo dia 16. A primeira liberação contará com duas parcelas ao mesmo tempo. Veja abaixo como ficou a distribuição das datas de repasses neste ano de 2022:

1ª Parcela: 16 de agosto
2ª Parcela: 16 de agosto
3ª Parcela: 24 de setembro
4ª Parcela: 22 de outubro
5ª Parcela: 26 de novembro
6ª Parcela: 17 de dezembro

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER