Correção do salário mínimo muda o valor dos benefícios federais
O aumento do salário mínimo ocasionou impactos diretos sobre os benefícios que estavam sendo pagos em escala federal. No entanto, o mais afetado deles é em relação ao INSS que paga o valor de um salário ou mais para os seus beneficiados. Agora, quem se aposentou com o piso deve receber o valor de R$ 1210. O abono salarial, que teve liberação de saque no dia 08 deste mês, também teve o limite alterado.
O BPC, Benefício de Prestação Continuada, também teve o seu valor alterado em 2022 com essas alterações. O BPC é destinado somente aos grupos de idosos com mais de 65 anos que não conseguiram se aposentar ou deficientes que estão incapazes de trabalhar e que nunca pagaram o valor do INSS.
A tentativa de aumentar o valor do salário mínimo é uma forma de acompanhar a inflação do ano de 2021, que terminou o ano em uma ala de 10,06%, impactando diretamente na perda de poder aquisitivo dos consumidores do Brasil e ocasionando na redução de expectativa do PIB, Produto Interno Bruto, para 2022 em apenas 0,3%.
Em suma, a inflação elevada fez com que os terrenos e carros ficassem ainda mais caros e, devido a isso, houve um aumento direto no valor do IPTU e do IPVA. E, com a chegada das aulas no mês de fevereiro, sendo janeiro para os grupos que estudam no IFC (Instituto Federal catarinense), o valor do material escolar também está enfrentando um novo pico.
De acordo com os economistas, o momento é de estagnação da economia brasileira e os resultados que devem ser obtidos nas eleições do ano de 2022 podem impactar diretamente nas previsões até o ano de 2026. Bolsonaro, atual presidente da República, também deve ser um dos concorrentes, ele é um dos principais participantes contra Luiz Inácio Lula da Silva.