Cadastro Único 2022: inscrições, novas regras e principais benefícios
O Cadastro Único 2022 deve ser o protagonista para o fornecimento de inúmeros programas sociais nos próximos meses, desde o Vale Gás até o Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Casa Verde e Amarela e Tarifa Social de Energia Elétrica. Apesar de muitos brasileiros pesquisarem sobre essa possibilidade, vale salientar que a inscrição ainda não é feita de forma online e, devido a isso, é importante ir até um dos mais de 8 mil polos do CRAS que estão distribuídos em todo o país.
Cadastro Único 2022 está com requisitos diferentes
Devido à mudança em relação ao salário mínimo, os requisitos em relação ao teto máximo da renda também foram alterados. Para fazer parte, é necessário que o cidadão tenha renda de até meio salário mínimo por pessoa e de até três salários por família. Também é importante que o chefe da família informe se já há mais pessoas ou se o grupo está sendo formado apenas por ele. Além disso, neste ano, ainda é determinado que o responsável pela família tenha na faixa de 16 anos de idade ou mais.
Documentos
Entre os documentos necessários para ter acesso ao benefício social, é importante ter em mãos RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Casamento e Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI). Também é importante levar a carteira de trabalho para comprovar a renda de todos os integrantes da família. E, em alguns casos, também é solicitado que o cidadão também tenha uma cópia do comprovante de residência – se mora na rua, não é obrigatório.
Quando é necessário atualizar o Cadastro Único
Sempre que alguma atividade for alterada pelos membros da família ou então que alguém conseguir emprego, deve se informar e atualizar o cadastro.