Saque do abono salarial PIS/Pasep de anos anteriores deve ser solicitado em março presencialmente

Durante a última quarta-feira (02), o Ministério do Trabalho e Previdência estabeleceu uma nova regra sobre como deve funcionar a liberação de saque do abono salarial PIS/Pasep de anos anteriores, ou seja, de 2019 ou antes disso. Em suma, foi estipulado que ao menos 320 mil brasileiros estejam com valores para receber e que esse teor chegue a uma faixa de R$ 208 milhões. 

Foi informado pelo Globo que a solicitação do abono salarial PIS/Pasep somente poderá ser feita a partir do mês de março quando haverá a distribuição de todos os pagamentos que são referentes ao ano de 2020. Somente depois disso os brasileiros devem ir até uma agência física da Caixa ou do Banco do Brasil para solicitar o valor fisicamente. 

O Ministro do Trabalho e da Previdência também informou que os polos que permitem a liberação do saldo poderão ser consultados através do site do governo. A decisão foi tomada devido ao fato de que uma parte da equipe está em Home Office devido a pandemia da Covid-91. 

Vale salientar que alguns grupos não podem ser beneficiados com o programa social, sendo eles os MEIs, microempreendedores individuais, e as empregadas domésticas que foram contratadas por pessoas físicas em vez de empresas.  Dentre os requisitos para ser beneficiado com o abono salarial PIS/Pasep, está ter renda de até R$ 2200 por mês e ter atuado ao menos 1 mês completo no ano base com carteira assinada ou como servidor público. 

O valor máximo que pode ser recebido é de um salário mínimo de R $1210 que é destinado somente para quem trabalhou durante todos os meses do ano base. Para saber quanto tem para receber, basta acessar o portal do Caixa TEM que foi criado pela Caixa em 2020 para pagar o auxílio emergencial. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis