Greve de peritos do INSS deve continuar nos próximos dias? Veja impactos causados

Nesta terça-feira (08) e quarta-feira (09), os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuaram a fazer a greve da perícia médica e deixaram ao menos 27 mil brasileiros desamparados ao terem que ir até um polo e não serem atendidos. Em suma, é estimado que ao menos 80% de toda a categoria tenha aderido ao movimento e entre as exigências está a diminuição no número de pessoas atendidas por cada médico em um dia que deve ser de até 12 – alguns chegam a atender mais de 20. Além disso, os especialistas também pedem que haja um aumento salarial que realmente acompanhe a inflação. Nas últimas semanas, pessoas tiveram até que esperar na chuva. 

Após Jair Bolsonaro, presidente da República, ter oferecido o valor de 33% de aumento para os professores de escola pública levando o teto a ser de R$ 3,8 mil, outras categorias de profissionais decidiram se manifestar a favor de um aumento na categoria. 

INSS

Os representantes legais afirmam que existem ao menos 3,4 mil médicos peritos em todo o país, mas que cerca de 2.853 devem voltar ainda nesta quinta-feira (10). Praticamente metade de todos os pedidos do INSS da fila que conta com milhões de pessoas esperando, são para as perícias do INSS seja para o auxílio doença, aposentadoria por invalidez e até mesmo o auxílio maternidade que fornece o pagamento de até quatro meses para as mulheres. 

O setor está pedindo que o reajuste seja de 19,99% devido a perda monetária que tiveram desde o ano de 219 pela inflação. Em suma, somente no  ano de 2021, o IPCA chegou a cerca de 10,06% ao mês, sendo um dos carros mais elevados desde  o ano de 2015. 

Destaques sobre *** por e-mail

Se a situação não for resolvida, é estimado que ainda na próxima semana os peritos deixem de trabalhar até que haja um retorno do Ministério do Trabalho e da Previdência. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis