sábado,
25 de outubro de 2025

Seguro-desemprego em 2022 ganha ameaça de fim, entenda

- Anúncio -

O Seguro-desemprego está próximo de seu fim caso o atual governo que está sendo administrado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, continue com objetivo de deixar os pagamentos da previdência social ainda mais rígidos devido a falta de verbas para o ano de 2022. 

Desde mês passado, o Ministério da Economia liderado por Guedes solicitou um estudo do Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET) que previa uma análise sobre as complicações que o fim do seguro-desemprego e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderiam ocasionar na economia. A decisão ainda não foi confirmada sobre o cancelamento dos benefícios, mas vem sendo estudada. 

Durante o ano de 2022, o trabalhador tem a possibilidade de receber o valor mínimo de R$ 1210 pelo benefício. No ato, alguns brasileiros que estão desempregados argumentam que estão há meses na fila de espera do INSS e até o momento não receberam a aprovação do valor pela Caixa. O INSS está em greve e, devido a  isso e mais o corte de verbas em R$ 1 bilhão, os serviços ficaram ainda mais lentos que no ano de 2021. De acordo com o STF, Supremo Tribunal Federal, o instituto tinha até o dia 12, último sábado, para justificar os atrasos nas análises. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

 O valor a ser recebido pelo programa social que é uma garantia somente de quem é servidor privado e paga em dia a previdência social, deve ser calculado tendo como base os últimos três salários do colaborador. 

Vale salientar que é necessário ter atuado ao menos um ano com a carteira de trabalho assinada para que se tenha direito ao seguro-desemprego. Além disso, é necessário que a empresa na qual estava trabalhando esteja em dia com a contribuição do INSS – seu estado pode ser consultado através do portal do MEU INSS que é acessado com uma conta.

 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado