Como declarar pensão alimentícia no imposto de renda?

A declaração do imposto de renda já pode ser entregue por todos os brasileiros que tiveram a renda não tributável acima de $ 40 mil ou tributável no valor de R$ 28 mil ou mais. E, um dos valores que deve estar inserido no odum cheot é em relação à pensão alimentícia, tanto de quem está recebendo quanto de quem está pagando. O processo é bastante simples e deve ser feito na aba de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”. Lá, deve-se procurar pela aba de DEPENDENTES e depois disso basta somar o que recebeu durante o ano de 2021. 

Quem é responsável pelo sustento d o filho ainda consegue deduzir uma parte dos impostos ao declarar que ele é dependente. Se contar com notas fiscais de médicos e gastos com saúde como remédios,  pode usar isso a seu favor para deduzir uma parte do que deveria ser pago, o mesmo serve para os gastos com educação. No entanto, vale salientar que é primordial que se tenha nota fiscal para que a receita não seja levada a acreditar que está afirmando ter gastos apenas para deduzir sem que consiga os comprovar.  Também é indicado guardar a nota por ao menos  4 anos após declarar os valores. 

Sou separada do pai mas cuido da criança. Ele pode declarar que tem dependente? 

Quando a mãe  acaba sendo separada do pai, não é possível que ambos declarem que possuem o filho como dependente. E, neste caso, seria mais justo a pessoa que está com a guarda da criança declarar visto que está tendo gastos a mais com saúde e alimentação. Não é adequado que quem está pagando a pensão alimentícia, que geralmente é de 30% sobre o valor de uma salário mínimo,  declare a criança.  Quando ambos declaram, as chances de cair na malha fina são ainda maiores. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis