B3: quais os tipos de Tesouro para o trabalhador investir?
Investir em Tesouro Direto da B3 é comprar títulos do Tesouro Nacional e receber o seu dinheiro depois com taxas de juros. Simplificando, você empresta dinheiro para o governo e em troca recebe rentabilidade.
Essa forma de investimento foi criada em 2002, pelo Tesouro Nacional é uma das formas mais seguras e democráticas de se investir.
Além da liquidez diária, um dos atrativos para se investir em Tesouro Direto é o baixo valor os títulos custam a partir de R$ 30 reais, além de poder aplicar o dinheiro por meio de corretoras de valores e de bancos.
Existe três opções para se investir em Tesouro Direto: prefixados, pós-fixados e híbridos.
Tesouro Pós Fixado – B3
No Tesouro pós fixado, as taxas de juros são definidas pela taxa Selic a cada 45 dias, por meio do Banco Central- Bacen
Você só saberá o valor do seu investimento no momento do resgate. A rentabilidade vai depender do tempo em que seu dinheiro ficará guardado.
A grande vantagem é que se você precisar pode retirar o seu dinheiro antes do prazo determinado.
É o tipo de investimento mais indicado para quem tem o perfil mais conservador ou para casos de emergência.
Tesouro Prefixado
No Tesouro Prefixado você só saberá o valor do rendimento no momento do resgate, isso significa que se você precisar retirar o dinheiro antes do prazo determinado poderá receber um valor menor do que o esperado. Tudo vai depender do tempo estipulado no momento da compra do título: prefixado com juros semestrais, tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais:
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais – B3
Duas vezes ao ano é pago o cupom de fluxos semestrais, o que pode aumentar o aumento da liquidez, no momento do resgate, ou seja, você tem um movimento no lucro sem precisar vender seus títulos.
Tesouro + IPCA
Nesse caso o seu investimento rende de acordo com o índice de Preços ao Consumidor -IPCA junto com uma taxa fica.
É um investimento indicado para quem quer fazer o dinheiro render a longo prazo, uma vez que a aplicação vai estar “protegida” pelo IPCA e vai render sempre acima dos índices de inflação.
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais – B3
O Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais garante um resgate de investimento com um percentual fixo que é predeterminado no momento da compra do título. Se o investidor não resgatar o dinheiro antes do prazo, o rendimento será acima da inflação, resultando em uma ação mais lucrativa.
Tesouro Híbridos
O Tesouro Híbrido combina o Prefixado com o Pós fixado, uma vez que uma parte do investimento tem a sua rentabilidade determinada no momento da compra e a outra parte só no resgaste no fim do prazo determinado.