INSS pretende pagar revisão da aposentadoria em maio
De acordo com o que foi informado durante essa quarta-feira (16), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve pagar a parcela de revisão da aposentadoria entre os dias 1 e 7 de maio. Muitos beneficiários que estão para receber a revisão do artigo 29 ainda suspeitam que haverá atraso da instituição devido ao fato de que os peritos estão em greve e que houve um corte acima de R$ 1 bilhão no orçamento para 2022. Ao todo, é estimado que ao menos 1,8 milhões de pessoas estejam esperando na fila de espera por mais de 90 dias para receber algum benefício que está atrasado. A revisão deste ano deve pagar um valor extra reajustado de acordo com a inflação para mais de 10.941 beneficiários.
O pagamento está aparecendo após um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) em que durante os anos de 2002 e 2009, houve um erro sobre como deveria ser feito o cálculo para a aposentadoria de pessoas que não estavam mais aptas para trabalhar. Deste modo, a revisão deve abranger somente as pessoas que se aposentaram durante esse período. Existem outros requisitos que foram determinados para saber quem tem ou não direito de ser beneficiado com o programa social:
- Necessário ter mais de 45 anos até o ano de 2012 quando o Partido dos Trabalhadores, PT, diluiu a forma como seria feito o cálculo da aposentadoria por invalidez.
- Não ter recebido nenhum tipo de cálculo de rescisão com erro durante o ano de 2012.
- Grupos de pessoas que estavam com valores atrasados a serem pagos que chegavam a mais de R$ 6 mil.
A revisão do INSS é um direito de todos que pagaram durante as suas vidas a contribuição para a previdência social. Em suma, garante-se que terá um valor que realmente esteja ajustado de acordo com a inflação e com que foi pago.