Imposto de renda: entregas devem atrasar neste ano com lentidão da União
Os auditores da Receita Federal devem causar um novo empate na economia brasileira ao demorar para entregar o software para a entrega da declaração do imposto de renda neste ano. Em suma, eles estão desde o ano passado causando problemas com as tributações de produtos importados e agora informaram que o IRPF teria o cronograma alterado para começar a ser entregue somente após o dia 07 de março: em anos anteriores, começava-se declarando a partir do primeiro mês do ano. O estimado é que o prazo máximo para declarar neste ano seja até o último dia de abril, meio dia. No ano de 2021, o prazo havia sido estendido para o dia 30 de maio devido à crise da pandemia.
Vale salientar que entregar a declaração do imposto de renda com atraso ou com erros em relação ao valor, pode ocasionar na aplicação de multas. Em caso de tentativa de sonegar uma parte dos impostos, você ainda corre o risco de pagar uma multa de 150% sobre o que deveria pagar de tributos.
Cuidados que você tem que ter para declarar o imposto de renda neste ano
Existem alguns cuidados que se deve ter para calcular o imposto de renda no ano de 2022 para evitar que se caia na malha fina da Receita Federal. Um dos cuidados promocionais é em relação ao fato de que se deve cuidar com a s deduções – que se tratam de descontos nos impostos para quem teve gasto com médico e saúde. Muitas pessoas informam gastos demais com médicos e saúde, mas não provam isso através de nota fiscal, o que acaba caracterizando como sonegação.
Outro aspecto é sobre o uso recorrente de vírgulas e pontos que podem fazer com que um R$ 5.000 se torne um R$ 5,000 – e sim, isso faz toda a diferença!