MG e RJ: INSS deve ser antecipado para vítimas de enchentes
Foi informado durante essa terça-feira (22) pelo INSS que haveria a antecipação d o valor que seria destinado apar as vítimas de enchentes nos estados de Minas gerais e Rio de Janeiro. Em suma, no mesmo dia a pasta afirmou que estaria liberando o teto de até ́R $72 mil para cada cidadão e que haveria ao todo a somatória de R$ 1792 milhões em emissão de benefícios. A informação foi positiva devido ao fato de que o Supremo Tribunal Federal, STF, estava pressionando o instituto para fornecer informações sobre o tempo que iria demorar para pagar os benefícios para a população.
No mesmo dia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também argumentou que tinha interesse em realizar a antecipação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, como forma de movimentar a economia. De acordo com ele, a liberação estaria acontecendo somente para a população que está com dívidas ativas tanto no setor privado quanto público devido a dificuldade em se manter na pandemia.
Ele também fez algumas críticas sobre as pessoas e economistas que foram negativos em relação à estimativa do PIB, Produto Interno Bruto, para o ano de 2022. De acordo com a sua previsão, é estimado um crescimento de no mínimo 2%. Enquanto isso, o IBGE afirma que a estimativa está estagnada em apenas 0,4%.
INSS estão em greve para aumento do salário de seus colaboradores
Os peritos do INSS estão fazendo uma greve desde o começo do mês de fevereiro para que haja um aumento no salário dos colaboradores. Em suma, os profissionais que atendem na perícia argumentam que o salário deve ser reajustado em 19% e também pedem que o número máximo de pessoas atendidas em um dia seja de até 12 para que seja possível manter a qualidade e o tempo de atendimento de cada um.