Não é todo mundo que vai ter direito ao décimo terceiro do INSS antecipado
Durante a última quarta-feira (16), o Ministério da Economia, que é liderado por Paulo Guedes, anunciou que estaria liberando o valor antecipado do INSS referente ao décimo terceiro. O primeiro pagamento está previsto para os grupos que foram aposentados apenas com um salário mínimo, que contam com ao final do NIS 1 no dia 25 de abril.
O que começou a circular nas redes sociais é sobre o fato de que o valor do décimo terceiro não seria antecipado para todos os cidadãos e comente para um grupo espécie. No entanto, isso não passa de uma mentira visto que todos irão receber no final de abril e começo de março independente do valor que recebem de aposentadoria e o local em que moram.
A decisão, de acordo com os grupos de oposição, de antecipar o valor do décimo terceiro está sendo tomada como forma de conseguir apoio para as eleições do ano de 2022 que estão previstas para acontecerem em outubro. No entanto, Paulo Guedes argumenta que essa é uma forma apenas de estimular a economia do Brasil no pós pandemia.
Em suma, é esperado que o valor do décimo seja pago em até duas parcelas no mesmo banco em que os cidadãos já recebem o valor mensal da aposentadoria.
Vale salientar que a antecipação do benefício está fazendo com que o cidadão tenha ainda as esperanças de que um projeto que está na Câmara de Deputados desde o ano de 2020 orbe no décimo quarto seja aprovado.
O décimo quarto prevê que haja um pagamento dobrado de um décimo terceiro conforme a economia do país. Contudo, ele não foi aprovado até então porque a pasta não saberia dizer quais deram os impactos para a economia de forma clara. Algumas pessoas chegam até mesmo a dizer que a aprovação do ecmo iria ocasionar em um aumento ainda mais expressivo da inflação.