Não fui atendido pelo INSS por causa de paralisação e greve, e agora? O que fazer?
Durante essa quarta-feira (23), os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciaram que estariam começando a paralisação e que, devido a isso, poderia haver alguma discussão para que os cidadãos que contam com atendimentos médicos agendados até o final da semana sejam atendidos. A categoria está pedindo para que o governo federal faça um reajuste de salário de, no mínimo, 19,9%.
A decisão de fazer greve surgiu logo após Jair Bolsonaro declarar que estaria aumentando o valor do salário dos servidores públicos da educação em ao menos 33%. Agora, até mesmo o Banco Central do Brasil está se manifestando em greve ao argumentar que o valor que estão recebendo de salário está defasado para a atual inflação e que é justo um aumento de ao menos 26%.
Bolsonaro, chefe do Executivo, pede que haja calma porque os aumentos não podem ser realizados todos de uma vez devido ao orçamento que foi aprovado para o ano de 2022 pelo Ministério da Economia. Os Policiais, que também estavam tendo promessas de aumento salarial, ficaram na mão e também começarão uma manifestação em breve.
Os agentes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) argumenta que o governo atual estpa fazendo um sucateamento ao serviço público para que haja a privatização e contestam o corte do valor de R$ 1 bilhão que a pasta teve no começo deste ano, que faria com que os processo de análise de aposentadorias e programas sociais fosse retardado.
Os peritos acreditam que está havendo um déficit de servidores e isso faz com que aqueles que ainda estão atuando para o Estado cabem ficando sobrecarregados ao ter que atender muitas pessoas de apenas uma vez. Outro requisito, portanto, qu estpa sendo exigido pela categoria é sibre delimitação máxima de 12 pessoas atendidas por ia para cada profissionais da saúde. Isso fará com que eles consigam entregar um serviço de qualidade em vez de quantidade.
Caso tenha ido até uma agência física mas não foi atendido, uma alternativa é optar por agendar uma nova perícia médica, para outro dia, ou então ligar para o contato do INSS através do número 135.