Pagamento do décimo terceiro do INSS foi suspenso? Entenda AGORA
Durante a última quarta-feira (23), o INSS anunciou que estaria realizando uma greve e que por isso as perícias médicas poderiam ser suspensas em alguns estados. Isso fez com que boatos nas redes sociais começassem a circular afirmando que os pagamentos teriam sido suspensos para o décimo terceiro, o que não é verdade.
Segundo o que foi informado pelo Ministério da Economia, Paulo Guedes, os pagamentos estão previstos para acontecerem a partir do dia 25 de abril, no próximo mês, e serão pagos em duas parcelas. Em suma, a segunda parcela será paga ainda no mês de maio. O valor a ser distribuído é o mesmo que o aposentado recebe nas suas outras parcelas, reajustado com inflação do ano de 2021.
Inicialmente, estava sendo previsto que o pagamento do INSS estaria acontecendo somente no mês de agosto. No entanto, a antecipação aconteceu como forma de realizar a movimentação do PIB, produto Interno bruto, antes que acontecessem as eleições para presidente da República, o PIB de cada trimestre é liberado junto aos balanços do IBGE.
O saldo do décimo terceiro estará disposto no mesmo banco em que o cidadão recebe a sua aposentadoria, tendo que ir até uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil para fazer a solicitação.
A Greve do INSS vai prejudicar quem já está aposentado pelo INSS?
Quem já está aposentado pelo INSS não vai ser projetado em nenhum quesito quanto ao prazo para receber a sua aposentadoria. O que acontece é que a greve deve prejudicar somente aqueles que precisam agendar perícias médicas para fazer a solicitação da aposentadoria por invalidez ou auxílio doença.
A greve do INSS estourou durante a última quarta-feira (23) e os servidores exigem que o governo federal realize o pagamento de um reajuste salarial de ao menos 19% sobre o valor que recebem a cada mês. Isso porque, de acordo com o setor, estariam sem ter um reajuste de acordo com a inflação há três anos. Depois que houve o anúncio que o INSS estaria em greve, os servidores do Banco Central também mostraram interesse em realizar a manifestação para pedir aumentos salariais de quase um terço.
As manifestações de servidores públicos aconteceram logo depois que Bolsonaro teria aprovado uma alteração do valor do piso salarial de professor em ao menos 33%. O chefe do Executivo argumenta, entretanto, que o limite salarial não poderá ser fornecido a todos os servidores ao mesmo tempo e que é necessário esperar devido ao fato de que contam com um Orçamento limitado por causa da pandemia.