PIS/PASEP 2022: novo lote de pagamentos para 1,6 milhões de cidadãos começa amanhã, veja se recebe
Durante o começo do mês de março, o portal da Dataprev realizou um novo cruzamento de banco de dados e determinou que ao menos 1,6 milhões de pessoas poderão solicitar o valor do PIS/PASEP referente ao ano de 2020. O que acontece é que esses cadastros por algum motivo estavam desatualizados pelas empresas nas quais os cidadãos estavam atuando. O calendário deste lote deverá ser pago em dois dias.
Em suma, foi determinado que as pessoas que deverão contar com o saldo liberado até o final de fevereiro poderão sacar pela Caixa amanhã (29) e aqueles que deveriam ter o saque liberado até o final de março, terão a liberação na quinta-feira (31).
Para ter acesso ao valor pago pelo sistema do PIS/PASEP, é necessário que o cidadão esteja cumprindo com algumas requisitos que são impostos pelo governo federal como de ter atuado ao menos um mês durante o ano base com carteira de trabalho assinada ou como servidor público e de ter o salário de até R$ 2200 por mês – o valor do abono salarial do PIS/PASEP é como se fosse um décimo quarto andar os cidadãos de baixa renda.
O valor máximo que pode ser sacado neste ano é de R$ 1210, apenas metade do que se estava sendo esperado que fosse liberado para o saque do PIS/PASEP. Para saber quanto tem para receber, é necessário que o cidadão divida o valor por 12 e depois multiplique o resultado pela quantidade de meses que foram trabalhados no ano base.
Foi determinado neste mês de março que ao menos 2 milhões de cidadãos estão tendo uma consulta processual de seu CPF para que haja uma antes e descoberta se eles têm ou não direito.
Vale salientar que cada indivíduo pode sacar o valor do abono salarial de até cinco anos atrás e a solicitação também pode ser feita por herdeiros caso o trabalhador tenha vindo a óbito.