Como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda?
Existem algumas situações que podem gerar muitas dúvidas ao contribuinte na hora de fazer a declaração do imposto de renda. Por exemplo, quem possui algum tipo de empréstimo, como declarar empréstimo consignado que é descontado em folha de pagamento por exemplo. Para saber como fazer e como isso funciona, continue lendo.
Tudo vai depender do valor do empréstimo. De acordo com especialistas, é preciso sim declarar empréstimo consignado, seja ele feito, pago ou quitado, e para quem possuía parcelas em 2020, precisa fazer a sua declaração esse ano no Imposto de Renda. Para entender melhor, existem algumas regras que são obrigatórias para fazer a declaração desse tipo de produto.
Declarar empréstimo consignado
Todo empréstimo feito acima de R$ 5 mil precisa ser declarado no imposto de renda, sendo ele consignado ou não. A menos que se trata de uma alienação fiduciária, penhor ou hipoteca. Para declarar empréstimo consignado, é preciso colocar na declaração na parte de dívidas e ônus. Na parte onde estiver esse Código, aparecerá uma lista com várias opções de lançamentos e cada uma com um código diferente.
Basta escolher o código adequado para o que for declarar, então discriminar o valor que foi tomado diante seus recursos. Além de informar o valor também é preciso especificar o destino do dinheiro, como estão sendo feitos os pagamentos, e o valor de cada parcela, tudo bem descrito.
Leia mais: Aposentado por invalidez pode pedir aumento de 25% ao INSS
Outro ponto importante é que ao declarar empréstimo consignado, deve-se colocar os dados e CNPJ do banco ou instituição financeira credora. O consignado é diferente do financiamento que normalmente tem seu nome ligado a um bem. O contratante vai ter que usar o dinheiro para a finalidade ao qual foi designada, com isso a declaração feita a para a receita precisa ser feita separadamente, já que nos dois casos o dinheiro pode ser usado para destinos diferentes e não pode haver cruzamento de informações.