Auxílio emergencial negado? Hoje é último dia para contestar
Teve o auxílio emergencial negado? Então essa sexta-feira (28), é o último dia para quem deseja contestar. Para isso, basta acessar o site do Dataprev e inserir o nome da mãe (caso não tenha, pode marcar como desconhecida), seu nome próprio, data de nascimento e CPF.
Depois, veja no site quais foram os motivos que levaram o seu benefício a ser cancelado. Para receber o auxílio emergencial, é necessário cumprir com uma série de regras em relação à renda.
Vale ressaltar, entretanto, que essa sexta-feira (28) é o último dia para quem recebeu a primeira parcela do auxílio emergencial e depois o valor foi cancelado. Quem já teve o benefício cancelado antes de receber a primeira parcela não pode contestar.
Leia mais: Restituição do Imposto de Renda: Como é calculada?
Próximo do dia final
O dia 31 de maio é o último dia para quem deseja declarar o imposto de renda. Quem recebeu o auxílio emergencial também deve fazer essa declaração se a renda somada anual foi maior que o exigido. Logo, o sistema irá criar uma GRU com o valor que deve ser devolvido.
Todos que receberam o auxílio emergencial de forma indevida devem devolver os valores para os cofres públicos.
Vale ressaltar também que, no próximo dia 31, também deve haver a nova leva da terceira parcela do benefício, começando a ser enviada para todos aqueles que nasceram no mês de abril.
Para declarar o seu imposto, é necessário tomar uma série de cuidados, inclusive no uso de ponto e vírgula já que o sistema pode entender R$ 2,999 diferente de R$ 2.999 e, dessa forma, pode acabar passando pela malha fina.
Quem faz investimentos em bancos, sejam eles Bitcoins ou até mesmo a renda fixa, também deve fazer a declaração do valor que foi investido e o lucro obtido.
Leia mais: Os principais erros do investidor ao declarar imposto de renda