sábado,
25 de outubro de 2025

Quem tem direito de renovar a carteira de motorista gratuitamente?

Projeto de Lei é de autoria do Senador Randolfe Rodrigues e precisa ainda ser aprovado

- Anúncio -

Para poder ter direito a dirigir, qualquer motorista precisa estar habilitado. Para tal, é necessário a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que tem prazo de validade de acordo com a idade de cada cidadão. 

A renovação da CNH é obrigatória, sendo necessário pagar uma taxa que varia de acordo com cada estado. Esse valor você pode conferir no portal do Detran de cada unidade federativa.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Mas existe a possibilidade do motorista conseguir a renovação do documento de forma gratuita. Neste caso, será preciso que aconteça a aprovação do PL (Projeto de Lei) n° 1.248/2022. 

Aprovação do PL n° 1.248/2022

Todo motorista é obrigado a renovar a CNH para que possa continuar rodando normalmente.

Para ter direito à renovação da CNH gratuita, será preciso esperar que o PL seja aprovado. Atualmente o projeto está tramitando no Senado Federal. De acordo com o texto, o motorista estaria livre de pagar a taxa. 

Segundo o autor do PL, senador Randolfe Rodrigues, o benefício será oferecido ao motorista profissional (aqueles que ganham a vida trabalhando no trânsito).

Esse tipo de trabalho, segundo o IPA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) é praticado por 1,3 milhão de brasileiros. Como são muitas pessoas trabalhando no ramo, o senador acredita que esta seja a justificativa para sancionar o projeto. 

Segundo ele, a pandemia atingiu em cheio a classe de motoristas profissionais.

Quem pode ter direito à renovação gratuita da CNH?

De acordo com o PL  terão direito:

  • Motoristas de aplicativo;
  • Entregadores de aplicativo;
  • Motoristas de transporte rodoviário;
  • Taxistas;
  • Mototaxistas.

Quais as regras para a liberação do benefício?

O motorista, para ter acesso a CNH gratuita é preciso comprovar o cumprimento de 20 horas semanais nos serviços nos seis meses anteriores à atualização da carteira.

No entanto, para o PL ser aprovado, será necessário esperar a análise e votação dos outros senadores, sendo aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados, os deputados onde será votado. Não havendo nenhuma alteração, o texto seguirá para sanção do presidente.

Como ficou a nova CNH? 

Desde 1° de junho, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) começaram a emitir o novo formato da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A nova forma do documento impedirá fraudes e falsificações. 

A CNH também atenderá a requisitos internacionais de identificação.O modelo anterior da CNH será aceito até o fim da sua validade e a troca para o novo documento

Com o novo documento será possível utilizar o nome social e a filiação afetiva do condutor desde que ele queira que essas informações estejam contidas na CNH.

O motorista poderá colocar no documento qual é o seu tipo sanguíneo e se há restrições de saúde. 

Será possível que o condutor informe que usa a CNH como meio de trabalho, como no caso de caminhoneiros, taxistas e demais profissões.

A assinatura do motorista, agora ficará abaixo da foto (bem diferente do modelo antigo, quando a assinatura ficava após a dobra do documento).

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir