Como saber se a minha doença dá direito a aposentadoria do INSS?

Como saber se a minha doença dá direito a aposentadoria do INSS? Veja essa e outras informações sobre a aposentadoria do INSS.
- Anúncio -

Uma dúvida que é muito curiosa para os trabalhadores é poder identificar se a sua doença garante o direito ou não à uma aposentadoria por invalidez do INSS.

Para muitas pessoas não está claro qual é o tipo de doença que pode lhe garantir um benefício previdenciário do INSS ou ainda quais são as doenças que lhe garantem conseguir um benefício na lista antes de realizar uma solicitação.

Conforme está previsto na portaria Lei Número 8.213/1991, que é conhecida como a lei de benefícios do INSS, se uma doença impedir que o segurado execute as suas funções profissionais, o trabalhador vai poder solicitar um auxílio para o INSS.

O que é preciso saber em uma doença que garante a aposentadoria do INSS?

Assim, já podemos esclarecer que não se trata de quais doenças podem gerar direito à aposentadoria do INSS, mas sim qualquer doença pode gerar o benefício por incapacidade do segurado para impossibilidade de trabalhar.

Desde já, é preciso se atentar a uma questão muito importante, que é relacionada à incapacidade do segurado por conta da sua doença. Para se ter direito à aposentadoria por invalidez, é necessário que a doença faça com que a pessoa se torne incapaz de trabalhar, inclusive para outras atividades profissionais.

Qualquer benefício que esteja relacionado ao INSS, vai depender de uma comprovação da doença e de que seja incapaz.

Como comprovar a sua doença?

Para se comprovar a doença juntamente ao INSS, o trabalhador precisa apresentar alguns documentos:

  • Número do CPF;
  • Carteira de Trabalho e outros documentos que comprovem as suas contribuições juntamente ao INSS;
  • Documentos médicos que comprovem que está realizando o tratamento, que vai desde atestados, relatórios, exames e que vão ser analisados pela perícia médica;
  • Documento de identificação oficial com a sua foto;
  • Para um segurado especial, que pode ser um trabalhador rural ou pescador, é preciso apresentar documentos que comprovem esta situação

Além disso, também é necessário se enquadrar em outros requisitos, como ter um carência mínima de ao menos 12 meses.

No momento em que foi relatada a doença, é preciso estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença mostra uma incapacidade ou estar no chamado período de graça.

Se tiver maiores dúvidas sobre o serviço do INSS, o recomendado é entrar em contato através da Central de Atendimento 135, que atende os segurados de segunda à sábado, sem cobranças.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis