Como cadastrar, atualizar o CadÚnico e não perder os programas sociais?
Inscrição é muito importante para as famílias que se encontram vulneráveisO Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta do programa social do governo federal para coletar, identificar e descrever as características das famílias de baixa renda, a fim de melhor compreender a realidade socioeconômica.
Ele visa identificar famílias que estão em um estado de vulnerabilidade social. Com esses dados, os programas sociais do governo federal e os programas estaduais e municipais cobrem as famílias.
As famílias que estão inseridas nos critérios devem realizar suas inscrições no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Uma vez cadastrados é possível identificar famílias pobres e extremamente pobres porque são fornecidos dados sobre renda, número de pessoas, etc.
Quais os critérios para a inscrição no CadÚnico 2022?
Os requisitos são os seguintes:
- Possuir uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 606,00);
- Possuir uma renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636);
- Famílias que recebem acima destes valores, mas que sejam público alvo de programas, benefícios e serviços específicos;
- Pessoas que moram sozinhas;
- Pessoas que vivem em situação de rua.
Qual a documentação necessária para se inscrever no CadÚnico 2022?
- CPF do responsável pela família (esse deve ter mais de 16 anos e é recomendado que seja do sexo feminino);
- Título de Eleitor do responsável pela família;
- Para os demais membros da família é necessário apresentar: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Comprovante de residência (conta de energia ou de água dos últimos 3 meses).
As famílias indígenas ou quilombolas devem apresentar qualquer um desses documentos. Além disso, é fundamental para esses grupos a apresentação da Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
É recomendado atualizar as informações do CadÚnico todos os anos ou, no máximo, antes de completar dois anos. A atualização deve ser feita no mês de cadastro.
Aplicativo “Meu CadÚnico”
O Ministério da Cidadania disponibilizou o site e aplicativo Meu CadÚnico. Nessa plataforma é possível consultar o cadastro e verificar se há alguma pendência. Para acessar basta informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado (UF) e município.
A consulta também pode ser feita pelo telefone 0800 707 2003. Mesmo sendo necessário fazer a ligação de um número fixo não é cobrada nenhuma taxa pelo atendimento.
Como atualizar o Cadastro Único?
Se precisar atualizar o Cadastro Único, o responsável pela família precisa ir pessoalmente ao CRAS com todos os documentos necessários.
A atualização do CadÚnico demora um até 45 dias para que o nome ou a atualização tenha a entrada no sistema do banco de dados.